Resultado

Nesse final de semana, a ALEX – Associação Leopoldinense de Xadrez sediou os Campeonatos Estaduais Feminino e de Seniors de 2017.

Disputado no sistema Schuring, em sete rodadas, o Campeonato Estadual Feminino homenageou a Srª Iluska Pereira da Cunha Simonsen, falecida em 28.03.2017. Esposa do também falecido ex-Ministro Mário Henrique Simonsen, a Srª Iluska era apaixonada por xadrez e Grande Mestre Internacional Postal Feminino (LGM – ICCF).

Confirmando o favoritismo no torneio, a campeã foi a jogadora Jessica Trindade Hubner, do CXRJ, com 100% de aproveitamento. Com isso, o CXRJ também acumulou mais pontos para a Taça Eficiência.

A disputa entre o segundo e o terceiro lugar femininos, foi decidida, após todos os critérios de desempate utilizados, pelo Armageddon (blitz de 6×5 minutos, onde a jogadora com as peças negras tem 5 minutos de tempo no relógio, porém leva a vantagem do empate). A vencedora do Armageddon, e vice-campeã feminina foi a jogadora do FFC, Ana Rosa da Silva Piedade de Oliveira; a terceira colocada foi a jogadora Eduarda Tavares Terra, também do FFC.


Ana Rosa (de brancas) e Eduarda Tavares (de negras), preparando-se para disputar o segundo lugar, no Armageddon.

Já o Campeonato Estadual de Seniors contou com a participação de 14 jogadores. Após uma acirrada disputa, o CM Carlos Evanir Costa sagrou-se campeão invicto, com 5.5 pontos em 6.0, trazendo o título para a ALEX. Na última rodada, a que definiu o título, venceu a partida contra o MN Jorge Antonio Torres Chaves, do TTC, que ficou em segundo lugar. O MN Milton Kasuo Okamura, do NXN, ficou em terceiro lugar, perdendo no critério de desempate do confronto direto. Com o mesmo número de pontos, o 4º colocado foi o Vice-Presidente Arbitral da FEXERJ, Marcelo Einhorn, da HSCER.

Chaves, a “Lenda”, fez um excelente torneio chegando à última rodada também invicto. Cabe destacar a partida que jogou contra Okamura, onde lançou um ataque contra o rei das negras, não permitindo que este rocasse. Já na partida contra Einhorn, esteve a ponto de ganhar, contudo cedeu o empate.

Por sua vez, o campeão, Carlos Evanir, venceu todas as partidas, excetuando-se a quarta, contra Okamura, que terminou empatada em um final difícil onde o mestre Okamura levava vantagem, porém que culminou com um xeque perpétuo (carrapato) de torre (diagrama abaixo).

Nesta posição, a partida seguiu: 1. Rg6 f5 2. exf5 e4 3. fxe4? (3. Tc7!! Txc7 4. h8=D+ Rb1 5. Db8+ Ra1 6. Dxc7+-) 3… Tc6+ 4. f6 Txf6+! 5. Rg7 Tg6+ 6. Rf8 Tg8+ etc., com xeque perpétuo.

Os campeões dos torneios se classificaram para o Estadual Absoluto 2017 FIDE, que ocorrerá de 02 a 09 de dezembro. Além disso, farão jus à gratuidade de inscrição no torneio, devendo, porém estar em dia com a anuidade CBX. As três primeiras colocadas do Estadual Feminino também receberão, como premiação, uma aula com o MF Daniel Rangel.

Agradecimentos à ALEX que cedeu o espaço e providenciou toda a infraestrutura necessária para a realização dos torneios e agradecimentos especiais ao diretor da prova, MF Alberto Pinheiro Mascarenhas, ao AE Selmo Bastos Pinto e aos participantes, com destaque especial às jovens atletas do feminino e ao veterano mestre Carlos Alves Rolim, de 83 anos, que nos prestigiou com sua presença, representando a ALEX.


Veja aqui a classificação final de ambos os torneios:

Estadual Feminino 2017:
http://www.chess-results.com/tnr311859.aspx?lan=10&art=1&turdet=YES&flag=30&wi=984

Estadual de Seniors 2017:
http://www.chess-results.com/tnr311324.aspx?lan=10&art=1&turdet=YES&flag=30&wi=984


Fotos do torneio: https://drive.google.com/drive/folders/0B_kTf5mBL-wlS3hfOG1TNEtmRnc?usp=sharing

#NovaFEXERJ

Compatilhe

Facebook
WhatsApp
Email
Patrocinadores
Campeões da FEXERJ

Estadual Sub-08
Estadual Sub-10
Estadual Sub-12
Estadual Sub-14
Estadual Sub-16
Estadual Sub-18
Estadual Sub-20
Estadual Sênior
Estadual Veteranos
Estadual Classe A
Estadual Classe B
Estadual Classe C
Estadual de Mestres
Estadual Feminino
Estadual Interclubes
Campeonato Carioca
Campeonato Interior
Estadual Popular
Estadual Absoluto

Planilha Oficial FEXERJ

Faça o download do modelo oficial de planilha para uso em torneios registrados junto à FEXERJ.

Links úteis
Latest News
Categorias