Folder

42º CAMPEONATO INTERCLUBES – 2017

Standard – Classes A, B e C

Realização:FEXERJ – FEDERAÇÃO DE XADREZ DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Apoio:TTC –  Tijuca Tênis Clube
Diretor do Torneio:Reynaldo Soares Velloso (reynaldovelloso@gmail.com)
Arbitragem:Árbitro principal: AI Marcelo Einhorn (marceloeinhorn@ig.com.br) e auxiliares
Objetivos:
  • Desenvolver a prática do xadrez no Estado do Rio de Janeiro;
  • Promover a movimentação do Rating FEXERJ;
  • Incrementar o intercâmbio entre os clubes filiados;
  • Apontar os Campeões Estaduais de cada categoria e o Geral Interclubes;
  • Classificar os melhores tabuleiros de cada categoria para o próximo Campeonato Carioca ou Interior Absolutos;
  • Contribuir para o cálculo da Taça Eficiência (Art. 38, I do RGCO);
  • Contribuir para o Troféu Destaque (Art. 40 c/c Art. 38, I do RGCO).
Data:09 e 10 de setembro de 2017.
Local:Salão Nobre do Tijuca Tênis Clube – R. Conde de Bonfim, 451 – Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, CEP: 20520-054 (entrada pela portaria lateral, R. Abelardo Chacrinha Barbosa, do estacionamento do Rabicho da Tijuca).
Como chegar:Metrô: Saltar na estação Saens Peña.

Ônibus: Linhas que passam no clube: 213, 217, 220, 226, 229, 301, 302, 345, 415, 423A, 427A, 601.

Estacionamento: Para quem vem de carro, sugere-se utilizar o estacionamento do Rabicho da Tijuca (Estapar).

Mapa da região:

Taxa de inscrição:Cada entidade tem direito a uma equipe gratuita (de qualquer categoria). A partir da 2ª equipe, cada equipe extra terá o custo de R$100,00. Equipes extras com todos os 6 componentes U18 ou S60 terão desconto de 50%.
Prazo para inscrição:04.09.2017 às 18h, não sendo aceitos pedidos de inclusão ou alteração das equipes, depois do encerramento do prazo.
Como se inscrever:Os formulários de inscrição (Anexo I) devem ser enviados para os e-mails inscricoes@fexerj.org.br e marceloeinhorn@ig.com.br, com eventuais depósitos em conta (ver instruções no site da FEXERJ), sendo vedadas inscrições de outra forma. Deve ser utilizado um formulário para cada equipe, assinado unicamente por um representante legal da entidade, informando a relação dos participantes e o responsável de cada equipe.
Composição das Equipes:
  • Os participantes têm que constar OBRIGATORIAMENTE da lista de Rating FEXERJ de Agosto/2017 devidamente vinculados à entidade.
  • Cada equipe de cada categoria será composta de no mínimo 4 titulares e até 2 reservas, sendo permitida a inscrição de atletas no máximo 100 (cem) pontos abaixo da categoria, desde que a média dos titulares esteja na categoria.
Sistema de jogo:Suíço em 6 rodadas ou Schuring (se menos de 7 equipes inscritas)

Duas equipes da mesma entidade (da mesma categoria) não devem ser emparceiradas entre si na última rodada pelo sistema suíço, exceto se não houver outro emparceiramento possível (não restar outro adversário à alguma delas).

Tempo de reflexão:1:00h em FA para cada jogador.
Programação:
Congresso Técnico:09.09.2017 12:30h
1ª rodada:09.09.2017 13:00h
2ª rodada:09.09.2017 15:30h
3ª rodada:09.09.2017 18:00h
4ª rodada:10.09.2017 10:00h
5ª rodada:10.09.2017 13:30h
6ª rodada:10.09.2017 16:00h
Encerramento:10.09.2017 18:30h
Tolerância:A tolerância será de 1:00h após o o árbitro principal anunciar o início da rodada.
Material:
  • O fornecimento do material esportivo (peças e relógios) é da responsabilidade dos competidores. Cada equipe tem que fornecer o material nas mesas designadas para jogar de brancas. A FEXERJ proverá os tabuleiros, mesas, cadeiras e planilhas.
  • O tempo de atraso por falta de material será descontado do tempo de reflexão nestas mesas e acarretará na perda do ponto depois do horário de tolerância, descontado atraso eventual pela escalação da equipe.
Escalação:
  • A escalação das equipes tem que ser feita obrigatoriamente em ordem decrescente de Rating FEXERJ de seus integrantes. Jogadores de mesmo rating podem alternar a ordem de escalação entre si durante a competição. Jogadores “unrated” na Classe C, equivalem a 1200, mas devem ser escalados abaixo de todos os jogadores “rated”.
  • Se o responsável pela equipe não puder comparecer a alguma das rodadas, a súmula deverá ser assinada por um jogador maior de 18 anos que será considerado o responsável pela equipe para aquela rodada. Não serão permitidos responsáveis regularmente filiados por outra entidade.
  • O tempo de atraso no preenchimento completo da súmula com a escalação definitiva da equipe e assinatura do responsável será descontado do tempo de reflexão de toda a equipe. Após a entrega da súmula, que não poderá ser retificada, o árbitro anotará o tempo de cada equipe a ser descontado e só então serão iniciadas depois do ajuste dos relógios pelo árbitro. Tabuleiros vazios poderão ser riscados (conta como WO).
  • A verificação da escalação correta é assunto do responsável da equipe adversária ou da arbitragem. Um erro na escalação acarretará a perda do ponto nos tabuleiros prejudicados, se confirmado pelo árbitro, antes que a partida termine de outra forma.
Pontuação:
  • Os resultados serão conferidos pelo “Ponto Global” (2, 1, 0).
  • Emparceirada pelo sistema suíço, a equipe BYE receberá 2,000 pontos, devendo apresentar súmula assinada pela equipe completa dentro do tempo regulamentar, para obter os pontos centesimais.
  • A equipe que perder por WO (incluindo BYE) nos 4 tabuleiros será sumariamente excluída da competição.
  • A equipe que apresenta um único competidor (incluindo BYE) numa rodada será emparceirada na rodada seguinte, mas será eliminada em caso de repetição desta condição numa das rodadas subsequentes.
Critérios de desempate:
  1. Pontos parciais (1)
  2. Confronto Direto (14);
  3. Buchholz corrigido global com corte do pior resultado (17);
  4. Buchholz corrigido global total (17);
  5. Sonnenborn-Berger Global (7);
  6. Desempate por ordem decrescente de tabuleiro (1º, 2º, 3º e 4º).

No caso do sistema Schuring, não serão usados os itens “c” e “d”.

Premiação:
  • Serão entregues Troféus para as 3 primeiras equipes colocadas em cada categoria e medalhas para os seus componentes. Serão entregues ainda, medalhas para o melhor desempenho geral de cada tabuleiro de cada classe.
  • Será disputado ainda o Troféu Geral Interclubes, observado o disposto no Art. 23 do RGCO da FEXERJ, definido pela MENOR SOMA, considerada a pontuação por categoria equivalente à colocação obtida. Em caso de empate, prevalece sequencialmente, a melhor colocação absoluta obtida, independente da categoria. O título e o troféu correspondente não serão considerados quando nenhuma associação atingir os requisitos.
Observações:
  • Sem a permissão do árbitro, um jogador está proibido de ter um telefone celular ou outros meios eletrônicos de comunicação no local de jogos, a menos que esteja completamente desligado. Se qualquer dispositivo produzir um som, o jogador perderá a partida.
  • A permanência de jogadores no salão de jogo, não participantes das competições, estará condicionada à estrita observância dos códigos de postura adequados.
  • O papel de um responsável da equipe é basicamente administrativo durante o jogo, preenchendo súmulas, se dirigindo ao árbitro etc. Se for solicitado por um jogador se ele deve aceitar uma oferta de empate, deve responder “sim”, “não”, ou delegar a decisão ao próprio jogador. Ele não deve dar nenhuma informação sobre a posição no tabuleiro de xadrez e/ou os tempos nos relógios, nem consultar qualquer outra pessoa e/ou computador sobre o estado do jogo e abster-se de qualquer intervenção durante o jogo. O jogador deve ter a palavra final sobre a conduta de seu próprio jogo. Embora seu conselho deva pesar, o jogador não está absolutamente obrigado a aceitar esse conselho e o responsável não pode agir em nome de um jogador em seu jogo sem o conhecimento e consentimento dele.
Recursos:
  • Não serão aceitos recursos contra decisão da arbitragem quanto ao Final Acelerado. Os casos omissos serão resolvidos pela arbitragem e pela direção do evento.
Uso de imagem:
  • Os participantes e o público autorizam e cedem o direito de uso de seu nome, voz e imagem para a utilização em toda a mídia impressa e eletrônica para a divulgação sem nenhum ônus e por prazo indeterminado.

Clique para fazer o download do Anexo I (ficha de inscrição)

Compatilhe

Facebook
WhatsApp
Email
Patrocinadores
Campeões da FEXERJ

Estadual Sub-08
Estadual Sub-10
Estadual Sub-12
Estadual Sub-14
Estadual Sub-16
Estadual Sub-18
Estadual Sub-20
Estadual Sênior
Estadual Veteranos
Estadual Classe A
Estadual Classe B
Estadual Classe C
Estadual de Mestres
Estadual Feminino
Estadual Interclubes
Campeonato Carioca
Campeonato Interior
Estadual Popular
Estadual Absoluto

Planilha Oficial FEXERJ

Faça o download do modelo oficial de planilha para uso em torneios registrados junto à FEXERJ.

Links úteis
Latest News
Categorias