Folder

FEXERJ

CAMPEONATOS ESTADUAIS INDIVIDUAIS POR
CLASSES – A, B e C – 2022

Hebraica
Realização: FEXERJ – FEDERAÇÃO DE XADREZ DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Apoio: HSCER – HEBRAICA SOCIEDADE CULTURAL, ESPORTIVA E RECREATIVA
Diretor do torneio:

AI Rafael Rafic Roncoli Jerdy ([email protected])

Arbitragem:

AI Marcelo Einhorn ([email protected]) e auxiliares

Objetivos:
  • Desenvolver a prática do xadrez no Estado do Rio de Janeiro;
  • Promover a movimentação do Rating FEXERJ;
  • Determinar os Campeões Estaduais Individuais por Classes, nas classes A, B e C;
  • Classificar para o Campeonato Estadual de Mestres de 2022;
  • Contribuir para o cálculo da Taça Eficiência (Art. 38, III do RGCO);
  • Contribuir para o Troféu Destaque (Art. 40 c/c Art. 38, III do RGCO).
Data: 26 e 27 de março de 2022
Local: HSCER – Hebraica Sociedade Cultural, Esportiva e Recreativa. R. das Laranjeiras, 346 – Laranjeiras, Rio de Janeiro/RJ, CEP: 22240-006
Participação:

Federados pela FEXERJ em situação regular, de acordo com suas respectivas classes de Rating FEXERJ: C (até 1599), B (1600-1899) e A (1900-2099).

É vedada a participação de jogadores com Rating FEXERJ acima de 2099 pontos.

É permitido ao jogador não federado se filiar à FEXERJ com o objetivo de participar do torneio até o último dia de inscrição. Somente serão admitidas as inscrições de jogadores que cumprirem todos os requisitos exigidos.

Ao fazer a inscrição, o jogador não indicará em qual torneio irá participar. A organização da prova fará o respectivo enquadramento dos jogadores a partir do Rating FEXERJ de cada um.

Taxa de inscrição:

R$40,00 (quarenta reais).

Terão direito a 50% de desconto na taxa de inscrição:

  • PCD – Pessoa com Deficiência. É uma sigla utilizada para se referir às pessoas que possuem deficiência física, auditiva, visual, intelectual ou múltipla (duas ou mais deficiências), de acordo com a Convenção da ONU dos Direitos das Pessoas com Deficiência;
  • Jogadores menores de 18 anos, considerando-se como referência para o cálculo da idade, o dia do início do torneio;
  • Jogadores com 60 anos completos, ou mais, considerando-se como referência para o cálculo da idade, o dia do início do torneio;

Terão direito à isenção da taxa de inscrição:

  • Jogadores com créditos abertos junto à FEXERJ, suficientes para cobrir o pagamento integral do valor da inscrição, de acordo com a sua categoria;
  • Jogadores da HSCER por indicação do clube.
Prazo para inscrição: Impreterivelmente até o dia 24.03.2022 (quinta-feira).
Como se inscrever:

As inscrições deverão ser realizadas unicamente via Plataforma Sympla (inscrição online). A Plataforma oferece como opções de pagamento: cartão de crédito, boleto, pix e débito em conta. Na última semana de inscrição, todavia, não se poderá pagar a inscrição via boleto.

Ao fazer a inscrição pelo Sympla, não é necessário enviar comunicação à FEXERJ. No caso de gratuidades, estas deverão ser solicitadas por e-mail [email protected]. As indicações do clube sediante deverão ser solicitadas ao diretor de xadrez da HSCER.

Não será admitida a inscrição por pagamento em dinheiro no dia do torneio ou por outras formas.

Sistema de jogo:

Suíço em seis rodadas, com o uso do programa Swiss Manager.

Programação:
Congresso Técnico: 26.03.2022 12:30h
1ª rodada: 26.03.2022 13:30h
2ª rodada: 26.03.2022 16:00h
3ª rodada: 26.03.2022 18:30h
4ª rodada: 27.03.2022 10:00h
5ª rodada: 27.03.2022 13:30h
6ª rodada: 27.03.2022 16:00h
Encerramento: Em até 15 minutos após o término da 6ª rodada

Obs.: Não haverá BYE ausente.

Tempo de reflexão:

45min+15s por lance, no relógio digital; ou 1h em Final Acelerado (FA) no relógio analógico. Preferência de utilização pelo relógio digital.

Tolerância:

A tolerância será de 30 minutos após o momento em que o árbitro principal anunciar o início da rodada.

Critérios de desempate:

1. Confronto direto

2. Buchholz com corte do pior resultado

3. Buchholz totais corrigido

4. Sonneborn-Berger

5. Maior número de vitórias (incluindo WO)

6. Armageddon

Premiação:

Serão concedidas em cada classe, as seguintes premiações:

1º lugar: Troféu

2º lugar: Medalha

3º lugar: Medalha

Adicionalmente ao campeão de cada categoria: gratuidade de inscrição no Campeonato Estadual de Mestres de 2022, não englobando o pagamento da anuidade CBX/FIDE.

Classificação:

Classifica para o Campeonato Estadual de Mestres os jogadores que atingirem índice mínimo de 4.5 pontos na Classe C; 4.0 pontos na Classe B; e 3.5 pontos na Classe A, desde que não tenham sido excluídos dos torneios, por punição, dispensa ou WO.

Caso seja registrado na FIDE, é de responsabilidade dos jogadores beneficiados com a classificação providenciar o registro e o pagamento da anuidade junto à CBX até o último dia de inscrição no Campeonato Estadual de Mestres.

Observações:
  • Os jogadores devem comparecer com peças e relógios de xadrez em perfeito estado de funcionamento.
  • Sem a permissão do árbitro, um jogador está proibido de ter um telefone celular ou outros meios eletrônicos de comunicação no local de jogos, a menos que esteja completamente desligado.
  • Qualquer objeto que possa emitir ruídos sonoros (como relógios de pulso, celulares, smartwatches, tablets, laptops e outros) deverá, durante a partida, permanecer desligado e guardado na mochila ou em locais afastados do corpo, conforme determinado pelo árbitro. Se qualquer dispositivo produzir um som, o jogador perderá a partida.
  • A pedido do clube sediante, é expressamente proibido o ingresso e permanência nas suas dependências com vestimenta ou acessórios (mochila, broche ou pin, adesivo, máscaras, bandeiras, etc.) alusivos a qualquer ideologia política. A arbitragem poderá advertir os infratores durante a competição conforme o Art. 12.9 as Leis da FIDE.
Recomendações especiais em razão da pandemia de COVID-19:
  • Caso esteja em vigor no município do Rio de Janeiro a exigência do passaporte sanitário atestando a vacinação, o mesmo poderá ser exigido pelo clube que sedia o evento. A FEXERJ não se responsabilizará se alguém tiver seu acesso impedido por esta razão.
  • Caso esteja em vigor no município do Rio de Janeiro a exigência do uso de máscara em locais fechados, tal medida será obrigatória na área de jogo durante toda a rodada. A arbitragem poderá advertir o infrator conforme o Art. 12.9 das Leis da FIDE.
  • Os jogadores deverão providenciar álcool em gel conforme as recomendações sanitárias. O álcool em gel não deverá, todavia, ser aplicado nos tabuleiros para fins de higienização.
  • Como a responsabilidade do material é dos participantes, os jogadores poderão usar luvas.
  • Para evitar aglomeração, os jogadores não deverão circular ou parar em outras mesas e ao término de suas partidas, devendo comunicar o resultado para a arbitragem, recolher o material e se retirar do salão de jogos.
  • Não será permitido comer ou beber no salão de jogos.
Traje:

Esporte: Os participantes e espectadores não deverão utilizar trajes de banho, transparentes, decotados ou roupas curtas, camisetas regatas e chinelos.

Recursos:
  • Não serão aceitos recursos contra este regulamento após o início da primeira rodada.
  • Não serão aceitos recursos contra decisões do árbitro no final acelerado.
  • Os recursos deverão ser apresentados por escrito, assinados pelo próprio e em caso de menor, pelo representante legal. Devem ser interpostos mediante um preparo de R$100,00 que será devolvido caso o recurso seja julgado procedente.
  • O prazo para o encaminhamento dos recursos é de 10 minutos após o encerramento de cada rodada (incluindo a última) e deverão ser encaminhados ao Presidente do Conselho de Árbitros.
Uso de imagem:

Os participantes e o público autorizam e cedem o direito de uso de seu nome, voz e imagem para a utilização em toda a mídia impressa e eletrônica para a divulgação sem nenhum ônus e por prazo indeterminado.