Folder

FEXERJ

CAMPEONATOS ESTADUAIS INDIVIDUAIS POR
CLASSES – CLASSE A, B, C – 2019

Hebraica

Realização:FEXERJ – Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro
Apoio:HSCER – Hebraica Sociedade Cultural, Esportiva e Recreativa
Diretor do torneio:

Luiz Antonio Bardaro Manzi (luiz.manzi@gmail.com)

Arbitragem:

AI Marcelo Einhorn (marceloeinhorn@ig.com.br) e auxiliares

Objetivos:
  • Determinar os Campeões Estaduais Individuais por Classes, nas classes A, B e C;
  • Contribuir para o cálculo da Taça Eficiência (Art. 38, III do RGCO);
  • Contribuir para o Troféu Destaque (Art. 40 c/c Art. 38, III do RGCO).
Data:06 e 07 de abril de 2019.
Local:HSCER – Hebraica Sociedade Cultural, Esportiva e Recreativa. R. das Laranjeiras, 346 – Laranjeiras, Rio de Janeiro – RJ, CEP: 22240-006
Como Chegar:

Metrô: Saltar na Estação Largo do Machado e pegar a integração Cosme Velho (580/580A). Saltar na porta do clube.

Ônibus: Linhas que passam na R. das Laranjeiras: 117, 118, 133, 422, 497, 507, 580, 581, 583 e 584. Jogadores que vem de Niterói, podem pegar o ônibus 751D (Charitas x Gávea). Nesse caso saltar antes do ônibus entrar na R. Soares Cabral, próximo ao Instituto Nacional dos Surdos. A terceira opção é saltar na Rua Pinheiro Machado, no ponto da Farmácia Pinheiro Machado ao lado do Viaduto, e subir a pé a Rua das Laranjeiras (à esquerda). Nesse caso, as linhas que passam na R. Pinheiro Machado são 109, 402, 404, 410, 456, 457, 474, 485 e 721D (Alcântara x Botafogo). A distância a ser percorrida a pé é de cerca de 1,8Km.

Mapa da região:
Participação:

Federados pela FEXERJ em situação regular, de acordo com suas respectivas classes de rating FEXERJ: C (até 1599), B (1600-1899) e A (1900-2099). Vedada a participação de jogadores com Rating FEXERJ acima de 2099 pontos.

É permitido ao jogador não federado se filiar à FEXERJ com o objetivo de participar do torneio até o dia 04.04.2019 (último dia de inscrição). Somente serão admitidas as inscrições de jogadores que cumprirem todos os requisitos exigidos.

Taxa de inscrição:

R$40,00 (quarenta reais).

Terão direito a 50% de desconto nas respectivas taxas:

  • PCD – Pessoa com Deficiência. É uma sigla utilizada para se referir às pessoas que possuem deficiência física, auditiva, visual, intelectual ou múltipla (duas ou mais deficiências), de acordo com a Convenção da ONU dos Direitos das Pessoas com Deficiência;
  • Jogadores menores de 18 anos, considerando-se como referência para o cálculo da idade, o dia do início do torneio;
  • Jogadores com 60 anos completos, ou mais, considerando-se como referência para o cálculo da idade, o dia do início do torneio;
  • Jogadores federados pelo clube sediante (HSCER).
Prazo para inscrição:Impreterivelmente até o dia 04.04.2019 (quinta-feira).
Como se inscrever:

As inscrições deverão ser realizadas unicamente via Plataforma Sympla (inscrição online). A Plataforma oferece três opções de pagamento: cartão de crédito, boleto e débito em conta.

A opção por boleto ficará indisponível alguns dias antes do encerramento das inscrições, devido ao prazo de compensação bancária. Dessa forma, não deixe para os últimos dias.

Ao fazer a inscrição pelo Sympla, não é necessário enviar comunicação à FEXERJ.

Na hipótese de pagamento a maior ou a menor, a FEXERJ irá contactar o jogador a fim de regularizar o pagamento até a data final da inscrição.

O jogador não indicará em qual torneio irá participar. A organização da prova fará o respectivo enquadramento dos jogadores a partir do Rating FEXERJ de cada um.

Sistema de jogo:

Suíço em seis rodadas, regido pelas regras da FIDE.

Programação:
Congresso Técnico:06.04.2019 12:30h
1ª rodada:06.04.2019 13:00h
2ª rodada:06.04.2019 15:30h
3ª rodada:06.04.2019 18:00h
4ª rodada:07.04.2019 10:00h
5ª rodada:07.04.2019 13:30h
6ª rodada:07.04.2019 16:00h
Encerramento:Após o término da última rodada.

Obs.: Não haverá BYE ausente.

Tempo de reflexão:

45min+15s por lance, no relógio digital; ou 1h em Final Acelerado (FA) no relógio analógico. Preferência de utilização pelo relógio digital.

Tolerância:

A tolerância será de 30min após o momento em que o árbitro principal anunciar o início da rodada.

Critérios de desempate:

1. Confronto direto

2. Buchholz com corte do pior resultado

3. Buchholz totais corrigido

4. Sonneborn-Berger

5. Maior número de vitórias

6. Armageddon

Premiação:

Serão concedidas em cada classe, as seguintes premiações:

Para o campeão:

  • Troféu
  • Caso venha a participar do Campeonato Estadual de Mestres: ressarcimento no valor de 100% da Anuidade CBX/FIDE + Gratuidade de inscrição no torneio.

Para o 2º e 3º colocados:

  • Medalha
  • Caso venha a participar do Campeonato Estadual de Mestres: ressarcimento no valor de 50% da Anuidade CBX/FIDE + Gratuidade de inscrição no torneio.

Obs.: Cabe aos jogadores beneficiados providenciar o registro e o pagamento da anuidade junto à CBX/FIDE até o último dia de inscrição no Estadual de Mestres. O ressarcimento, total ou parcial, da anuidade CBX/FIDE será realizado pela organização durante o Torneio de Mestres.

Classificação:

Classifica para o Estadual de Mestres os três primeiros colocados de cada classe e demais jogadores que atingirem índice de 3,5 pontos no A; 4,0 pontos no B e 4,5 pontos no C.

Observações:

Os jogadores devem comparecer com peças e relógios de xadrez em perfeito estado de funcionamento. Caso nenhum dos dois jogadores emparceirados em uma rodada possua material para que a partida seja disputada, a pontuação atribuída será “0x0”.

Qualquer objeto eletrônico de comunicação ou que possa emitir ruídos sonoros (como relógios de pulso, celulares, tablets, laptops e outros) deverá, durante a partida, permanecer desligado e guardado na mochila ou em locais afastados do corpo, conforme determinado pelo árbitro. Se qualquer dispositivo produzir um som, o jogador perderá a partida.

O emparceiramento da primeira rodada será disponibilizado no Chess-Results no dia anterior (6ª feira) às 20:00h e das demais rodadas serão disponibilizados ao término da rodada anterior.

Recursos:

Não serão aceitos recursos contra este regulamento após o início da primeira rodada.

Não serão aceitos recursos contra decisões do árbitro no final acelerado.

Os recursos deverão ser apresentados por escrito, assinados pelo próprio e em caso de menor, pelo representante legal. Devem ser interpostos mediante um preparo de R$100,00 que será devolvido caso o recurso seja julgado procedente.

O prazo para o encaminhamento dos recursos é de 15 minutos após o encerramento de cada rodada (incluindo a última) e deverão ser encaminhados ao Presidente do Conselho de Árbitros.

Uso de imagem:

Os participantes e o público autorizam e cedem o direito de uso de seu nome, voz e imagem para a utilização em toda a mídia impressa e eletrônica para a divulgação sem nenhum ônus e por prazo indeterminado.

Compatilhe

Facebook
WhatsApp
Email
Patrocinadores
Campeões da FEXERJ

Estadual Sub-08
Estadual Sub-10
Estadual Sub-12
Estadual Sub-14
Estadual Sub-16
Estadual Sub-18
Estadual Sub-20
Estadual Sênior
Estadual Veteranos
Estadual Classe A
Estadual Classe B
Estadual Classe C
Estadual de Mestres
Estadual Feminino
Estadual Interclubes
Campeonato Carioca
Campeonato Interior
Estadual Popular
Estadual Absoluto

Planilha Oficial FEXERJ

Faça o download do modelo oficial de planilha para uso em torneios registrados junto à FEXERJ.

Links úteis
Latest News
Categorias