Resultado

Amigos enxadristas,

No final de semana de 25 e 26 de outubro foi disputado o 44º Campeonato Estadual Interclubes Standard por Classes, no Tijuca Tênis Clube. O Interclubes é o torneio oficial de maior relevância e tradição para o Estado do RJ, e um momento no qual os clubes e jogadores federados se confraternizam e se reencontram. Neste ano foram 313 atletas inicialmente inscritos (19 a mais do que no ano passado), entre titulares e reservas. Destes, 294 participaram do torneio. Treze clubes enviaram representantes, totalizando 58 equipes. Foram 14 equipes na Classe A, 21 na Classe B e 23 na Classe C. O número bateu um recorde, superando o ano de 2013, quando tivemos 55 equipes disputando o torneio. Tivemos a presença de cerca de 50% dos jogadores federados de todo o Estado.

O clube campeão geral do Interclubes foi a ALEX – Associação Leopoldinense de Xadrez, consagrando o trabalho incansável de seu diretor-presidente e ex-presidente da FEXERJ, o MF Alberto Pinheiro Mascarenhas, para fomentar o xadrez de base, atrair novos talentos e trazer de volta ao xadrez antigos jogadores que estavam inativos. Na divisão por classes, a equipe campeã da Classe A foi a do Fluminense Football Club (FFC). Na Classe B, tivemos a própria ALEX como campeã e na Classe C, a ASP Club Municipal (CMUN), consagrando também o trabalho dos coordenadores técnicos Paulo Fernando de Lima Rodrigues (FFC) e Selmo Bastos Pinto (CMUN).

Menção honrosa também deve ser dada para a Academia de Xadrez de Campos, que trouxe ao torneio um número expressivo de equipes (nove no total), superando as dificuldades da distância, logística de transporte e de custos. Na Classe C, temos a destacar a presença de várias equipes compostas exclusivamente de crianças. Na ALEX, por exemplo, o garoto norueguês Martin Oksendal fez sua estréia em torneios oficiais com 100% de aproveitamento, sendo o único jogador com 6.0 pontos em 6.0 possíveis. Sua equipe, composta por outros jogadores talentosos (Lanxin Zhong, Daniel Eidelman, Guilherme Coelho e Samuel Batista) ficou em 4º lugar na Classe C. Parabéns aos nossos futuros mestres.

Na cerimônia de encerramento, foram diplomados os árbitros Beatriz Camporez da Silva, Leonardo Mussel e André Kemper Baptista, todos da última turma do curso de árbitros da FEXERJ. Kemper disputou defendendo o NXN, enquanto os dois primeiros fizeram parte da equipe de arbitragem, que contou com outros 4 árbitros, sendo estes os AI Marcelo Einhorn e AI Rafael Rafic Roncoli Jerdy, o AA Marcos Luciano Martins Pereira e o AD Marcos Roberto Mendonça Maria Coutinho. A FEXERJ agradece a todos e parabeniza aos árbitros por sua performance impecável.

A FEXERJ agradece igualmente à diretora da prova, Srª Karina Abrahim, pela atuação sempre zelosa para que tudo transcorresse dentro da normalidade, resolvendo todos os problemas que se apresentaram. A Vice-Presidente do Interior, Srª Fernanda Toledo, dirigente da AXC, conseguiu também, simultaneamente, dar apoio à organização do torneio e às suas equipes, motivo pelo qual seu esforço é digno de nota. Demais diretores da FEXERJ também auxiliaram na organização, havendo espaço para que também eventualmente disputassem algumas rodadas defendendo seus respectivos clubes.

A conduta esportiva dos jogadores também merece destaque com um número mínimo de incidentes. A permanência dos jogadores no salão de jogo é uma barreira cultural a ser vencida, uma vez que encerrada a partida, o jogador se converte em expectador (ou torcedor). É esperado que os torcedores respeitem os códigos de postura e não atrapalhem as partidas em andamento, mantendo igualmente uma distância apropriada das mesas onde as partidas estão em andamento. Em um torneio do porte do Interclubes, infelizmente, como isso não é praxe (algumas pessoas não respeitam a distância, interferem nas partidas, etc.) e o fluxo de pessoas é muito grande, apenas os capitães foram autorizados a permanecer.

Há o espaço da torcida e o dos jogadores, e é preciso que se evolua nesse sentido a fim de tornar o esporte cada vez mais sério. Recebemos queixas de jogadores que foram prejudicados devido ao barulho, apesar de termos reforçado a vigilância para retirar do salão todos aqueles que não estavam mais disputando as rodadas. Eventualmente, a FEXERJ se desculpa por eventuais excessos que possam ter ocorrido, mas as regras aplicadas seguiram estritamente os protocolos recomendados pela FIDE.

Classe A
ColocaçãoClubeMatch pointsGame points
1FFC-A0111.017.5
2NXN-A019.015.5
3TTC-A018.015.5

Classe B
ColocaçãoClubeMatch pointsGame points
1ALEX-B0111.017.5
2FFC-B0110.017.5
3TTC-B019.015.0

Classe C
ColocaçãoClubeMatch pointsGame points
1CMUN-C0111.017.0
2NXN-C0110.016.0
3AFLUX-C018.015.5

O resultado geral deu a vitória à ALEX. Em segundo lugar ficou o FFC. Em terceiro lugar, o NXN. Confira a tabela abaixo.

Resultado geral

ColocaçãoClubeABCTotal
1ALEX4149
2FFC12811
3NXN212216
4CMUN89118
5TTC331319
6AXC105520
7FABOM77721
8AFLUX1314330

 

Observações: Para disputar o Troféu Interclubes Geral, é requerido que o clube coloque, no mínimo, uma equipe em cada classe. Neste Interclubes, nove clubes enquadraram-se nesse critério. Além disso, pelo menos uma equipe de cada classe deve concluir o torneio, sem que haja dispensa ou exclusão durante o mesmo (Art. 23 do RGCO). Os pontos obtidos em cada classe (A, B e C) são atribuídos de acordo com a colocação (1ª colocação = 1 ponto; 2ª colocação = 2 pontos; e assim sucessivamente). Se um clube colocar duas ou mais equipes em uma classe, serão atribuidos os pontos de acordo com a colocação da equipe do clube que obtiver o melhor desempenho. A colocação final é definida pela menor soma dos três coeficientes (Coluna Total).

 

Os jogadores com maior percentual de aproveitamento nas três classes, em suas respectivas mesas, e que conquistaram as medalhas de melhor tabuleiro, foram:

Classe A
MesaJogadorEquipePontos
1MI Eduardo Thelio da Silva LimpALEX-A015.0/6.0
2MF Daniel RangelFFC-A014.0/6.0
3MF José Eduardo Bastos de Oliveira MaiaFFC-A024.5/6.0
4Eduardo Henrique José da Silva DuarteAXC-A015.0/5.0
Classe B
MesaJogadorEquipePontos
1Givanildo José Duarte de LiraAFLUX-B025.0/6.0
2Diego Lucio Villela PereiraALEX-B015.0/6.0
3Alexandre Souza de JesusFFC-B024.5/6.0
4Luciano Correa SoaresAXC-B025.0/6.0
Classe C
MesaJogadorEquipePontos
1Thiago Lopes Verbicário dos SantosNXN-C015.5/6.0
2Sergio José Xavier de MendonçaFFC-C015.0/6.0
3Oscar Saraiva TiburcioFABOM-C024.5/6.0
4Martin OksendalALEX-C016.0/6.0

No tocante à organização do evento, há que se destacar também a importante ajuda prestada pelo Diretor de Xadrez do TTC, Sr. Reynaldo Soares Velloso, e pelo Sr. Eugenio Laginestra Tumiati, nos dias que antecederam o evento, bem como a gerência e a equipe de funcionários do TTC que colaboraram para que tudo transcorresse sem problemas.

Destaque especial também para o fotógrafo oficial do Interclubes, Sr. Leonardo Mano, que realizou gratuitamente a cobertura fotográfica do evento. Nossos agradecimentos a este profissional que há alguns anos nos acompanha.

Por fim, temos que agradecer aos jogadores que mais uma vez acreditaram no trabalho da FEXERJ e abrilhantaram o torneio com alegria e vontade de vencer. Parabéns a todos os clubes, dirigentes, atletas e demais responsáveis por todo o esforço e dedicação.


Para maiores informações, consultem o site Chess Results (links abaixo):


Fotos do evento podem ser obtidas no Instagram da FEXERJ e no Facebook:

Instagram@fexerj.oficial
Facebookhttps://www.facebook.com/fexerj

#eujogoxadrez
#eunafexerj
#fexerj2019
#esportedainteligencia
#xadrezrj

Compatilhe

Facebook
WhatsApp
Email
Patrocinadores
Campeões da FEXERJ

Estadual Sub-08
Estadual Sub-10
Estadual Sub-12
Estadual Sub-14
Estadual Sub-16
Estadual Sub-18
Estadual Sub-20
Estadual Sênior
Estadual Veteranos
Estadual Classe A
Estadual Classe B
Estadual Classe C
Estadual de Mestres
Estadual Feminino
Estadual Interclubes
Campeonato Carioca
Campeonato Interior
Estadual Popular
Estadual Absoluto

Planilha Oficial FEXERJ

Faça o download do modelo oficial de planilha para uso em torneios registrados junto à FEXERJ.

Links úteis
Latest News
Categorias