Resultado

No último final de semana (17 e 18 de março), foram realizados os campeonatos estaduais por categorias de idade, contando com a participação de 76 jogadores, distribuídos em 4 categorias, a saber: 11 no Pré-Mirim (Sub-08); 14 no Mirim (Sub-10); 35 no Infantil (Sub-12 e Sub-14); e 16 no Infanto-Juvenil (Sub-16 e Sub-18). Os quatro campeonatos foram disputados no formato absoluto, ou seja, sem distinção de sexo entre os jogadores.

Realizado em parceria inédita com o CBMERJ (Corpo de Bombeiros Militar do Estado do RJ) e com o incentivo da FABOM (Fundação de Apoio ao CBMERJ), os campeonatos foram disputados no pavimento superior do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, que fica dentro do Quartel Central, situado à Praça da República, no Centro.

O amplo espaço permitiu acomodar com folga os jogadores, sendo metade do salão reservada para que os pais pudessem acompanhar à distância os seus filhos, e para que os demais aficcionados pudessem, inclusive, disputar partidas amistosas de blitz ou analisar partidas, sem que isso interferisse na tranquilidade necessária para os participantes. Há que se destacar o comportamento exemplar de todos os participantes para que o evento fosse um sucesso.

Contando com a arbitragem dos veteranos AI Marcelo Einhorn (Vice-Presidente Arbitral da FEXERJ e árbitro chefe do torneio) e AA Angelo Bento Ferreira (auxiliar), e ainda com o AD Matheus Braga Dias, este em seu primeiro evento oficial pela FEXERJ, o torneio transcorreu sem nenhum incidente. A FEXERJ agradece aos árbitros pelo brilhante desempenho neste que é um dos torneios considerados mais difíceis de se arbitrar, face à inexperiência da maioria dos jogadores (72,61% de não federados). Todavia, mesmo com a grande quantidade de não federados não houve comprometimento da qualidade, uma vez que todos os jogadores conseguiram anotar as partidas corretamente, possuíam bom conhecimento das regras de torneio, e se comportaram esportivamente de maneira exemplar. Acreditamos que foi uma experiência muito positiva para cada jogador no que diz respeito à participação em competições oficiais. Nunca é demais ressaltar que esse número expressivo de jogadores não federados somente foi possível graças à alteração realizada no regulamento do Intercolegial, ocorrida no ano passado.

A FEXERJ agradece de antemão às inúmeras pessoas que colaboraram para o sucesso do evento, com destaque para o Exmº Sr. Cel. BM Roberto Robadey Costa Junior, Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, o qual acreditou na proposta de parceria e autorizou a realização do evento; ao Exmº Sr. Cel. BM Claucir Conceição Costa, Chefe de Gabinete da SEDEC; ao Exmº Sr. Ten. Cel. BM Flávio Lima Piovesan, Diretor do Centro Histórico e Cultural do CBMERJ; ao Cel. BM RR Marcos Tadeu Barbosa Moreira, Diretor Presidente da FABOM; ao SubTen. BM Evanildo Lucena dos Santos, responsável pelo núcleo de xadrez do FABOM; ao SubTen. BM Alexandre Pinto Romano, que auxiliou na cobertura fotográfica do evento; aos demais vice-presidentes da FEXERJ, Ednilson Monteiro Rosas (diretor da prova), Marco Aurélio Ferreira Maia e Márvio Darilho Salles; aos pais, professores e jogadores presentes, e aos demais visitantes que vieram ao evento para prestigiar.

Os campeonatos Pré-Mirim, Mirim e Infanto-Juvenil Absolutos foram disputados em cinco rodadas cada, sendo o Infantil Absoluto em seis, face ao número de participantes. Todos os campeões ficaram invictos em suas respectivas categorias, sendo que no Pré-Mirim, no Mirim e no Infantil Absoluto, fizeram 100% de aproveitamento. No Infanto-Juvenil Absoluto, houve um empate na 4ª rodada entre o primeiro e o segundo colocados, que finalizaram o torneio com o mesmo número de pontos, sendo o título decidido pelos critérios de desempate.


Resultados:

Campeonato Estadual Pré-Mirim Absoluto
Campeão:Samuel Victor Martins MaiaCXG
Vice-Campeão:Ilan Blajberg BenzecryNão federado
3º lugar:Rafaela Queiroz da Mata BacelarCMUN
Melhor feminino:Sofiah Lages OliveiraNão federada
Chess-Results: http://chess-results.com/tnr339341.aspx?lan=10&art=1&turdet=YES&flag=30

Campeonato Estadual Mirim Absoluto
Campeão:Ian Telek Cavalcanti de AlbuquerqueALEX
Vice-Campeão:Rafael de Araújo Cardoso RochaAFLUX
3º lugar:Lucas Zirui JiangNão federado
Melhor feminino:Eduarda Castro Figueira da SilvaAFLUX
Chess-Results: http://chess-results.com/tnr339340.aspx?lan=10&art=1&rd=5&turdet=YES&flag=30

Campeonato Estadual Infantil Absoluto
Campeão:Pedro Pessoa GomesCMUN
Vice-Campeão:João Victor Ximenes Siervo da CunhaALEX
3º lugar:Marilissia Lusia da Silva SousaNão federada
Melhor Sub-14:Gian Pedro Pires Aguilar SilvaNão federado
Melhor Sub-12:Sabrina Guitmann CatranALEX
Melhor feminino:Alice Maria dos Santos AmorimFFC
Chess-Results: http://chess-results.com/tnr339339.aspx?lan=10&art=1&turdet=YES&flag=30

Campeonato Estadual Infanto-Juvenil Absoluto
Campeão:Joao Carlos Tonidandel Camizão SoaresCXV
Vice-Campeão:Gustavo da Silva Mendes ManoelCMUN
3º lugar:Marlon Vinicius Gomes FrescuratoNão federado
Melhor Sub-18:Nathan da Costa Silva VieiraNão federado
Melhor Sub-16:Israel Marcos Marinho AlmeidaNão federado
Melhor feminino:Ana Laura dos Santos AmorimFFC
Chess-Results: http://chess-results.com/tnr339338.aspx?lan=10&art=1&rd=5&turdet=YES&flag=30

Fotos do torneio em: https://drive.google.com/drive/folders/17oHJgEo1hsbhGYziwC5zKk-YqpTr7oqO?usp=sharing

#NovaFEXERJ

Compatilhe

Facebook
WhatsApp
Email
Patrocinadores
Campeões da FEXERJ

Estadual Sub-08
Estadual Sub-10
Estadual Sub-12
Estadual Sub-14
Estadual Sub-16
Estadual Sub-18
Estadual Sub-20
Estadual Sênior
Estadual Veteranos
Estadual Classe A
Estadual Classe B
Estadual Classe C
Estadual de Mestres
Estadual Feminino
Estadual Interclubes
Campeonato Carioca
Campeonato Interior
Estadual Popular
Estadual Absoluto

Planilha Oficial FEXERJ

Faça o download do modelo oficial de planilha para uso em torneios registrados junto à FEXERJ.

Links úteis
Latest News
Categorias