Resultado

Amigos enxadristas,

O 43º Campeonato Estadual Interclubes foi disputado nesse fim de semana, de 13 a 14 de outubro, representando um momento de confraternização da grande família enxadrística do Estado do RJ. Foram 294 atletas inscritos, entre titulares e reservas, distribuídos em 53 equipes de 13 clubes. Esse número representa aproximadamente um pouco menos do que 50% dos jogadores regularmente filiados à FEXERJ, pela última lista de rating. O número de equipes inscritas foi o maior desde o ano de 2013 (que contou com 55 equipes disputando o Interclubes).

Na cerimônia de abertura foram diplomados os novos beneméritos e grande beneméritos da FEXERJ, conforme deliberação da Assembleia Geral Extraordinária de 27.09.2018 que outorgou os títulos a: Alberto Pinheiro Mascarenhas (Grande Benemérito), Dijalma Baptista Caiafa (Grande Benemérito, in memoriam), Marcelo Einhorn (Grande Benemérito), Ricardo de Souza Barata (Grande Benemérito, in memoriam), Manoel Antonio da Cruz Migueis (Benemérito), Sylvio Luiz Soares de Rezende (Benemérito, in memoriam) e Waldemar Sebastião da Costa (Benemérito). No encerramento do evento foram diplomados os novos árbitros do Departamento de Árbitros da FEXERJ, recentemente aprovados no curso de arbitragem de 2018: Andrey Menezes Czertok, Ednilson Monteiro Rosas, Felipe Gambini Fernandes, Hugo Carlos da Rosa Esquivel, Luiz Antonio Bardaro Manzi, Marcos Roberto Mendonça Maria Coutinho e Paulo Fernando de Lima Rodrigues.

Alguns pontos importantes devem ser destacados acerca do torneio:

  • Devemos reconhecer o grande esforço dos atletas que vieram de longe, como os de Paraty, vinculados ao Clube de Xadrez de Paraty – CXPAR, clube que enviou uma única equipe para disputar a Classe C, porém conquistando o vice-campeonato; e os da Academia de Xadrez de Campos, que enviou 6 equipes, compostas por 26 jogadores no total. Parabéns!!
  • Houve um número expressivo de crianças e adolescentes filiados pelos mais diversos clubes, com destaque para os atletas do FFC, AFLUX, ALEX, CMUN, NXN, TTC entre outros.
  • Pela primeira vez foram utilizados os recursos do Facebook para que o regulamento fosse explicado a todos os participantes e dirigentes de clubes. A diretora do torneio, Karina Abrahim, foi a responsável pelas transmissões ao vivo pelo Facebook, nas quais o regulamento foi discutido com os atletas, e durante as quais algumas dúvidas foram sanadas. Agradecemos a ela pela dedicação ao compor o material dos videos. Infelizmente, por problemas de saúde, não pode participar do evento, mas todo o seu esforço deve ser reconhecido por nós.
  • Ainda ocorreram algumas falhas na atuação dos capitães, resultando em erros de escalação que prejudicaram as equipes. A FEXERJ também se desculpa por eventuais equívocos que possam ter ocorrido, especialmente no tocante à divulgação das listas de rating, mas ressalta que a fonte oficial de consulta é a página da FEXERJ: (https://fexerj.org.br/rating/). De fato, é comum haver retificações nas listas oficiais, após a primeira publicação, por conta dos erros reportados pelos atletas e dirigentes, tanto quanto ao rating propriamente dito, quanto a eventuais erros na grafia de nomes, entre outras possibilidades.
  • Em atenção às críticas construtivas recebidas no ano passado, o clube sediante adquiriu 2 refletores de 200W e outros 2 refletores de 100W, os quais propiciaram um incremento substancial da luminosidade nas áreas mais afetadas. O salão de jogo também contou com a utilização de ar condicionado a fim de minimizar os efeitos do calor.
  • No cômputo geral, o comportamento dos atletas foi respeitoso com os demais colegas. Não houve incidentes entre os atletas, contribuindo para o clima de confraternização entre todos. Como se trata de um torneio que atrai a atenção dos jogadores e desperta a curiosidade, alguns jogadores insistiram em permanecer na área de jogo após o término de suas partidas, o que era vedado pelo regulamento. Contudo foram gentilmente retirados, o que representou um esforço adicional por parte da organização. Mesmo assim, na opinião de alguns atletas e árbitros ouvidos, foi um dos Interclubes mais tranquilos dos últimos anos.

Gostaríamos de parabenizar as equipes campeãs: TTC-A01 (Classe A), FFC-B02 (Classe B) e TTC-C01 (Classe C), pelo trabalho desenvolvido, que resultou nas conquistas obtidas. Abaixo os 3 pimeiros colocados de cada classe:

Classe A
ColocaçãoClubeMatch pointsGame points
1TTC-A0110.018.5
2FFC-A0110.016.5
3TTC-A029.014.5

Classe B
ColocaçãoClubeMatch pointsGame points
1FFC-B0210.015.0
2NXN-B019.016.5
3ALEX-B019.015.0

Classe C
ColocaçãoClubeMatch pointsGame points
1TTC-C0111.016.0
2CXPAR-C0110.016.0
3FFC-C018.017.0

O resultado geral deu a vitória ao Fluminense Football Club – FFC; em segundo lugar ficou o Tijuca Tênis Clube – TTC. A 3ª colocação foi para o Núcleo de Xadrez de Niterói – NXN, conforme tabela abaixo.

Resultado geral

ColocaçãoClubeABCTotal
1FFC2136
2TTC1719
3NXN621018
4ALEX93921
5AXC1012426
6AFLUX813627
7CMUN1241430

 

Observações: Para disputar o Troféu Interclubes Geral, é requerido que o clube coloque, no mínimo, uma equipe em cada classe. Neste Interclubes, apenas sete clubes enquadraram-se nesse critério. Além disso, pelo menos uma equipe de cada classe deve concluir o torneio, sem que haja dispensa ou exclusão durante o mesmo (Art. 23 do RGCO). Os pontos obtidos em cada classe (A, B e C) são atribuídos de acordo com a colocação (1ª colocação = 1 ponto; 2ª colocação = 2 pontos; e assim sucessivamente). Se um clube colocar duas ou mais equipes em uma classe, serão atribuidos os pontos de acordo com a colocação da equipe do clube que obtiver o melhor desempenho. A colocação final é definida pela menor soma dos três coeficientes (Coluna Total).

 

Os jogadores com maior percentual de aproveitamento nas três classes, em suas respectivas mesas, e que conquistaram as medalhas de melhor tabuleiro, foram:

Classe A
MesaJogadorEquipePontos
1MI Eduardo Thelio da Silva LimpTTC-A015.5/6.0
2MI Luis Ernesto Rodi MaletichTTC-A015.0/6.0
3Gianluca Jorio AlmeidaTTC-A024.0/6.0
4José Jorge de CarvalhoTTC-A014.0/5.0
Classe B
MesaJogadorEquipePontos
1Wallace Fernandes MachadoTTC-B035.5/6.0
2Jorge Gimenez ConstantFFC-B016.0/6.0
3Jorge Luiz Barbosa Alves JuniorNXN-B015.0/6.0
4Helemberg Cubiça de Souza JuniorALEX-B015.0/6.0
Classe C
MesaJogadorEquipePontos
1Reynaldo Soares VellosoTTC-C014.5/6.0
2Marcio Leal do NascimentoAXC-C016.0/6.0
3Delio Amato da Costa FilhoAFLUX-C026.0/6.0
4Waldefran Clementino ChagasFFC-C016.0/6.0

Agradecimentos também à equipe de arbitragem chefiada pelo AI Marcelo Einhorn, e composta pelos AA Marco de Castro Coutinho, AA Marcos Luciano Martins Pereira, AA William Wancler de Vasconcelos e AD Luiz Antonio Bardaro Manzi.

No tocante à organização do evento, há que se destacar também a importante ajuda prestada pelo Diretor de Xadrez do TTC, Sr. Reynaldo Soares Velloso, e pelo Sr. Eugenio Laginestra Tumiati, nos dias que antecederam o evento, bem como a gerência e a equipe de funcionários do TTC que colaboraram para que tudo transcorresse sem problemas. Agradecemos também aos diretores da FEXERJ que auxiliaram na organização.

Destaque especial também para a Presidente da AXC – Academia de Xadrez de Campos, Srª Fernanda Toledo, que auxiliou a equipe de organização durante os dois dias do torneio, e para os atletas Reinaldo Mano (editor do site e4e5), e Leonardo Mano, que fizeram a cobertura jornalística e fotográfica do evento.

Por fim, temos que agradecer aos jogadores que mais uma vez acreditaram no trabalho da FEXERJ e abrilhantaram o torneio com alegria e vontade de vencer. Parabéns a todos os clubes, dirigentes, atletas e demais responsáveis por todo o esforço e dedicação.


Para maiores informações, consultem o site Chess Results (links abaixo):

Fotos do evento: https://drive.google.com/drive/folders/1jJgY6-lYKjxqg7-U46m4Df5kQFaRQcX1?usp=sharing

Cobertura do evento, feita pelo site e4e5: https://www.youtube.com/watch?v=8QXaQgRmSck

Regulamento do torneio: Clique aqui


#NovaFEXERJ
#eunafexerj
#eujogoxadrez

Compatilhe

Facebook
WhatsApp
Email
Patrocinadores
Campeões da FEXERJ

Estadual Sub-08
Estadual Sub-10
Estadual Sub-12
Estadual Sub-14
Estadual Sub-16
Estadual Sub-18
Estadual Sub-20
Estadual Sênior
Estadual Veteranos
Estadual Classe A
Estadual Classe B
Estadual Classe C
Estadual de Mestres
Estadual Feminino
Estadual Interclubes
Campeonato Carioca
Campeonato Interior
Estadual Popular
Estadual Absoluto

Planilha Oficial FEXERJ

Faça o download do modelo oficial de planilha para uso em torneios registrados junto à FEXERJ.

Links úteis
Latest News
Categorias