Category: informe

Nota de falecimento – Carlos Eduardo Gouveia


Gouveia (em pé) faz o lance inicial da partida entre os MIs Eduardo Limp e German Della Morte, na ALEX.

A FEXERJ comunica o falecimento do campeão brasileiro de xadrez Carlos Eduardo Gouveia. Gouveia sagrou-se campeão brasileiro absoluto em duas ocasiões (1975 e 1987).

Sempre atuante, até o fim da vida trabalhou no desenvolvimento de projetos educacionais e sociais visando a beneficiar o xadrez. Por sua contribuição, tornou-se um ícone do xadrez carioca e brasileiro. Trata-se de uma perda irreparável.

A Missa de 7º Dia será no dia 17/10/2020 às 15:00 hs, na Paróquia dos Sagrados Corações (R. Conde de Bonfim, 474 – Tijuca, igreja em frente ao clube Tijuca Tênis Clube). A FEXERJ expressa suas condolências à família.

Bahia Open de Xadrez Online 2020

A Federação Bahiana de Xadrez (FBX) estará realizando entre 23 a 27 deste mês um grande evento – o Bahia Open de Xadrez Online 2020, com um total de 10 mil em prêmios entre livros e dinheiro.

Para se inscrever, acesse o site da FBX: http://fbxxadrez.org.br/ ou entre em contato para maiores informações pelos telefones (71) 99670-8076 e (71) 99252-8341 (Deive Pacheco) ou pelo e-mail [email protected]

Curso de Árbitros da Modalidade de Xadrez Educacional

O Curso de Árbitros da Modalidade de Xadrez Educacional, promovido pela Escola do Legislativo do RJ (ELERJ) em parceria com o SINTRACE-RJ e com apoio da FEXERJ, teve sua última aula no dia 31 de agosto. Essa foi a primeira turma deste curso numa parceria inédita da Federação com o  SINTRACE/RJ e com a Escola do Legislativo do RJ – ELERJ.

O curso foi ministrado pelo Vice-Presidente Técnico da FEXERJ, o árbitro nacional (AN) Ednilson Monteiro Rosas.

Para obter o certificado é preciso se inscrever no curso, assistir as aulas e fazer a prova. Contudo, você pode assistir às aulas que foram ministradas. Fique atento para a abertura das próximas turmas:

Aula nº 1: 10/08/2020

Curso "Árbitros da modalidade de xadrez educacional" – Aula 1

Acompanhe a primeira aula do curso "Árbitros da modalidade de xadrez educacional", uma atividade realizada em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Colaboradores da Arbitragem Esportiva do Rio de Janeiro. #Elerj #Alerj #CursoOnline #Xadrez

Publicado por Escola do Legislativo Rio (Elerj) em Segunda-feira, 10 de agosto de 2020


Aula nº 2: 17/08/2020

Curso "Árbitros da modalidade de xadrez educacional" – Aula 2

Acompanhe a segunda aula do curso "Árbitros da modalidade de xadrez educacional", uma atividade realizada em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Colaboradores da Arbitragem Esportiva do Rio de Janeiro. #Elerj #Alerj #CursosOnline #Xadrez

Publicado por Escola do Legislativo Rio (Elerj) em Segunda-feira, 17 de agosto de 2020


Aula nº 3: 24/08/2020

Curso "Árbitros da modalidade de xadrez educacional" – Aula 3

Acompanhe a terceira aula do curso "Árbitros da modalidade de xadrez educacional", uma atividade realizada em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Colaboradores da Arbitragem Esportiva do Rio de Janeiro. #Elerj #Alerj #CursosOnline #Xadrez

Publicado por Escola do Legislativo Rio (Elerj) em Segunda-feira, 24 de agosto de 2020


Aula nº 4: 31/08/2020

Curso "Árbitros da modalidade de xadrez educacional" – 4ª e última aula

Acompanhe a quarta e última aula do curso "Árbitros da modalidade de xadrez educacional", uma atividade realizada em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Colaboradores da Arbitragem Esportiva do Rio de Janeiro. #Elerj #Alerj #CursosOnline #Xadrez

Publicado por Escola do Legislativo Rio (Elerj) em Segunda-feira, 31 de agosto de 2020


Acompanhe o Facebook da ELERJ: https://www.facebook.com/EscolaDoLegislativoRio/

Live IRS Tech em casa

Nesta segunda-feira (10/08), às 14hs, nossa Vice-Presidente de Comunicações Karina Abrahim participará de uma live com a equipe do Instituto Rogerio Steinberg para comentar sobre xadrez digital, xadrez e desenvolvimento de competências e, claro, falar sobre nossa federação.

Participe! Mande suas perguntas, interaja e compartilhe para que nosso esporte ganhe cada vez mais visibilidade!

Inscreva-se no canal Youtube do Instituto Rogerio Steinberg para receber atualizações: https://www.youtube.com/user/rogeriosteinberg


Link para a Live: https://www.youtube.com/watch?v=FCTrSlB5S18

Curso de Xadrez Básico

Foi ministrado em 20/07/2020 o Curso de Xadrez Básico, promovido pela Escola do Legislativo (ELERJ) em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Arbitragem Esportiva do Estado RJ (SINTRACE-RJ) e a FEXERJ. O palestrante foi o Vice-Presidente Técnico da FEXERJ, o AN Ednilson Monteiro Rosas.

Aula nº 01: 20/07/2020

Curso básico de xadrez

Ednilson Rosas, vice-presidente técnico da Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro, ensina as principais técnicas do xadrez. O jogo traz diversos benefícios para a nossa saúde, confira! #Elerj #Alerj #Xadrez #CursoOnline #CursoXadrez #BenefíciosDoXadrez

Publicado por Escola do Legislativo Rio (Elerj) em Segunda-feira, 20 de julho de 2020


Siga o Facebook da ELERJ para outros cursos: https://www.facebook.com/EscolaDoLegislativoRio

21 de Junho – Dia do Xadrez Fluminense

Neste dia 21 de junho comemoramos o Dia do Xadrez Fluminense, em homenagem ao nascimento do escritor Joaquim Maria Machado de Assis, um dos maiores nomes, senão o maior nome da literatura no Brasil. Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839 e tinha o xadrez como paixão, ao qual se referenciava em inúmeras de suas obras como o “delicioso jogo”.

Em 1880, Machado de Assis participou do primeiro torneio de xadrez do Brasil que oficialmente se conhece. Foi disputado na residência do pianista e compositor Arthur Napoleão dos Santos, com seis participantes, em sistema de matches individuais de 4 partidas. Além do anfitrião e do escritor, participaram também: Caldas Viana, Vitoriano José Palhares, Charles Pradez e Joaquim Navarro. Os seis eram considerados os melhores jogadores da época no Brasil.

Registramos abaixo uma das partidas jogadas por Machado de Assis, conduzindo as peças negras, e que resultou na vitória deste sobre Charles Pradez. Os comentários, em verde, são de Arthur Napoleão.


Referências:

Nota de falecimento – Waldemar Sebastião da Costa

É com muita tristeza que comunicamos o falecimento de Waldemar Sebastião Costa, o Vadinho, aos 83 anos de idade (20/01/1937 a 04/06/2020).

Jornalista e escritor, Vadinho, com dedicação e paixão, administrou o xadrez do Jacarepaguá Tênis Clube por mais de 60 anos. Além disso, foi vice-presidente e benemérito da FEXERJ.

O mestre nos deixou fisicamente, e, para evidenciar a sua grandeza, é fato que não existem palavras suficientes e significativas que nos permitam agradecer e retratar com justiça e merecimento o seu legado, principalmente para o jogo de xadrez e para os enxadristas.

A sua paixão e dedicação extrema ao xadrez deram suporte a dezenas de enxadristas do passado e do presente, agregando e multiplicando valor, seja pelos livros de xadrez que escreveu, seja pelos ensinamentos aos iniciantes, seja por ter administrado um clube de xadrez por mais de 60 anos, com mais de 10 torneios anualmente. O seu legado é de valor inestimável !!!

Obrigado, mestre Vadinho, por fazer parte da nossa história! No seu lugar ficam saudades eternas por parte de seus admiradores, amigos e colegas do jogo de xadrez! Lamentavelmente estamos dizendo “adeus” a uma pessoa maravilhosa! Descanse em paz!

Nota de falecimento


O Sr. Mario, de pé, observando uma partida disputada no CXG.

A FEXERJ e o Clube de Xadrez Guanabara estão de luto novamente. Faleceu hoje o Sr. Mario Moreira Pinto, figura querida de todos nós, da FEXERJ e do CXG, vítima de infarto, aos 69 anos. Nossas condolências à familia e aos amigos.

Nota de falecimento – Prof. Migueis

Foto de Manoel Antonio da Cruz Migueis

Comunicamos a todos os enxadristas o falecimento do querido professor, incentivador e benemérito da FEXERJ, Prof. Manoel Antonio da Cruz Migueis.

Responsável pela formação de inúmeros talentos na Baixada, o Prof. Migueis deixou um importantíssimo legado, ao qual agora seus alunos, discípulos e admiradores, deverão dar continuidade.

Aos amigos e à família nossas sinceras condolências.

Cancelado o Campeonato Popular

Prezados enxadristas,

Seguindo as recomendações da Confederação Brasileira de Xadrez – CBX e da FIDE, para a prevenção à disseminação do novo coronavírus, bem como o Decreto Estadual 46.970, de 13/03/2020, do Exmº Sr. Governador do Estado, o qual determina a suspensão da realização de atividades com presença de público e em especial, de eventos esportivos, a FEXERJ está adiando, sem data definida ainda, o Campeonato Popular de 2020, que estava programado para ocorrer na AABB Lagoa, no próximo fim de semana (21 e 22 de março).

Dessa forma, iniciamos os protocolos no Sympla para a devolução dos valores pagos por boleto bancário, para quem optou por essa modalidade de compra, bem como para o estorno dos valores pagos no cartão de crédito, para os que utilizaram essa outra forma. O cancelamento de todos os pedidos foi solicitado no dia 14/03/2020.

De acordo com a política de reembolso do Sympla, se a compra foi realizada com cartão de crédito, o reembolso será apontado na próxima fatura do comprador ou na subsequente, dependendo da data de fechamento da fatura e da data do pedido de reembolso. Esse processo é automático e independe da intervenção do comprador ou da FEXERJ, cabendo apenas monitorar a sua efetivação.

No caso de pagamento por boleto bancário, o Sympla enviará um e-mail para o endereço eletrônico informado no momento da compra. O comprador deverá então informar os seus dados bancários para ressarcimento. É preciso que o titular da conta corrente tenha o mesmo CPF apontado no ingresso comprado. A FEXERJ entrou em contato com todos os jogadores que pagaram por boleto, avisando sobre o procedimento que será adotado pelo Sympla.

Clique aqui para a política de ressarcimento do Sympla.

Em caso de dúvidas, é preciso contactar a FEXERJ através do e-mail [email protected] para que possamos acompanhar o processo de reembolso junto ao Sympla, e eventualmente encaminhar reclamações à empresa, se for o caso.