Category: informe

Notícias e eventos do xadrez fluminense

TORNEIOS E EVENTOS DO XADREZ FLUMINENSE

Fevereiro

Festival ALEX 2023. A Associação Leopoldinense de Xadrez (ALEX) realizará nos dias 04 e 05 de fevereiro, o seu Festival 2023 de Xadrez, com destaque para 4 eventos, sendo dois no sábado e dois no domingo. No sábado, pela manhã, haverá uma simultânea do GM Renato Quintiliano, para crianças, com inscrições abertas. À tarde, haverá um torneio fechado para 7 convidados no formato rápido. No domingo pela manhã, haverá outro torneio blitz fechado para 8 convidados. Por fim, no domingo à tarde, um blitz no formato suíço, com inscrições abertas e 44 vagas disponíveis. O GM participará de todos os eventos.

Palestra sobre a História do Xadrez Artístico Brasileiro. O Clube de Xadrez do Meier convida a todos para a Palestra sobre a História do Xadrez Artístico Brasileiro, a ser proferida pelo Prof. Leo Mano, Presidente da União Brasileira de Problemistas no dia 04/02/2023, a partir das 15h. Entrada Franca. Local: Clube de Xadrez do Meier. R. Frederico Méier, 18 – Méier – Rio de Janeiro/RJ.

II Aberto de Xadrez Rápido da Costa Verde. O Clube de Xadrez de Paraty e Angra dos Reis irá realizar, em 11/02/2023, um torneio na modalidade de xadrez rápido programado para seis rodadas. Início às 9h30. Local do evento: Colégio Estadual Nazira Salomão – Rua Frei Inácio, nº 82 – Centro – Angra dos Reis/RJ.

I Torneio Carnaval Capivaras. Será realizado em 26/02/2023, a partir das 9h, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em São João de Meriti, com apoio do Colégio Santa Maria e do Clube de Xadrez Meriti, e arbitragem do Prof. Luziano Gomes Silva. O torneio será na modalidade de Xadrez Rápido. Almoço no local mediante reserva. Endereço: R. Candido Maia, 133 – Agostinho Porto – São João de Meriti. Acesso por trem: Saltar na estação Agostinho Porto (Ramal Belford Roxo). Metrô/Ônibus: Saltar na estação da Pavuna e pegar ônibus para Agostinho Porto.

Março

1º Summer Chess Festival. O Clube dos Funcionários da Companhia Siderúrgica Nacional (CFCSN) realizará, nos dias 04 e 05/03/2023, um torneio na modalidade de xadrez standard programado para seis rodadas.

Shopping Araruama – Open de Xadrez – 1ª Etapa Está programado para o dia 11 de março, o início do Circuito de Escolar 2023 da Região dos Lagos. Será disputado no formato do xadrez rápido, em 6 rodadas. Local: Shopping Araruama. Av. John Kennedy, 292 – Centro – Araruama/RJ

Atualizado em 02/02/2023

Caderno de Encargos para Regionais

Prezados diretores de clubes e organizadores,

Com o objetivo de orientar os organizadores e coordenadores regionais quanto às regras que devem ser seguidas no tocante à realização dos campeonatos Regionais, a FEXERJ publica seu caderno de encargos específico para os Regionais, com a compilação de normas presentes nos diversos regulamentos da FEXERJ, bem como critérios de aceite das propostas para a realização deste tipo de torneio.

Algumas destas regras são oriundas dos regulamentos da FEXERJ, em especial do Regulamento Geral de Competições Oficiais, na sua maior parte; do Regulamento Geral de Taxas, e outros. Também foram incluídas, quando cabível, as regras utilizadas frequentemente nos torneios oficiais da FEXERJ, bem como as de uso costumeiro e já consolidadas.

Para a finalidade de estimular o xadrez nos municípios do interior do Estado do RJ, a diretoria atual da FEXERJ definiu nova estrutura para a Vice-Presidência do Interior, passando a contar com oito coordenadorias regionais que passam a abranger a totalidade dos municípios do RJ, assim disposta:

Coordenadoria Municípios
Região da Baixada Fluminense Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São João de Meriti e Seropédica.
Região Norte Fluminense Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.
Região Noroeste Fluminense Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua e São José de Ubá e Varre-Sai.
Região Serrana Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Moraes.
Região dos Lagos Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio Bonito, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim.
Região Metropolitana do Interior Itaboraí, Maricá, Niterói, São Gonçalo e Tanguá.
Região da Costa Verde Angra dos Reis, Itaguaí, Mangaratiba e Paraty.
Região Sul Fluminense Areal, Barra do Piraí, Barra Mansa, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Itatiaia, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Sapucaia, Três Rios, Valença, Vassouras e Volta Redonda.

A partir da publicação deste caderno de encargos, o planejamento dos Regionais passa a ser unificado, com a decisão coletiva das partes interessadas na preparação de um calendário de torneios a serem realizados, que poderá ser definido a priori, desde o início do ano.

Clique no link abaixo para ter acesso ao texto da Portaria:

Reajustada a tabela de honorários de arbitragem

Prezados árbitros e organizadores,

Publicada nova portaria que reajusta os valores de honorários de arbitragem a serem pagos em torneios oficiais da FEXERJ. Ela é de uso obrigatório para todos os torneios oficiais organizados pela FEXERJ, sendo sugestiva para os demais torneios promovidos pelos clubes.

A tabela ficará publicada na aba “Serviços / Tabela de Honorários” em https://www.fexerj.org.br/servicos/tabela-de-honorarios-de-arbitragem/.

Clique no link abaixo para ter acesso ao texto da Portaria:

Nova lista de Rating FEXERJ

4333012-53282-graphic-vector-diagram-with-red-arrow-going-up

Amigos enxadristras,

A lista de rating dos enxadristas filiados à FEXERJ foi atualizada com a data-base para a inclusão de torneios de 16/01/2023.

A partir da publicação desta lista, os jogadores que vierem a se registrar, transferir ou se reativar junto à FEXERJ serão incluídos na tabela de rating (https://www.fexerj.org.br/rating/), a medida em que os respectivos registros forem processados e até a próxima lista sair.

Com a presente lista, 201 jogadores passaram à condição de inativos. Caso o seu nome não se encontre na tabela de rating, procure o diretor do seu clube para regularizar novamente o seu cadastro.

A presente lista poderá ser republicada caso sejam detectadas incorreções. Se o nome do jogador, clube ou qualquer outra informação estiver incorreta, deverá ser enviado e-mail para [email protected] solicitando a correção. Caso o erro seja de grafia do nome do jogador, deverá ser informado no e-mail o nome completo, o CPF e a data de nascimento.


Siga o Instagram da FEXERJ e o Facebook:

Instagram @fexerj
Facebook https://www.facebook.com/fexerj

Estaduais Absolutos de Xadrez Blitz e Rápido – 2022

Neste domingo (15/01/2023) foram realizados os Campeonatos Estaduais de Xadrez Blitz e Rápido, encerrando-se o ano esportivo de 2022. No Blitz tivemos 62 participantes, enquanto no Rápido, tivemos a participação de 73 atletas inscritos.

Pela manhã, foi disputado o Blitz, sagrando-se campeão do torneio, o MF Daniel Rangel, do TTC, invicto e com 8.0 pontos em 9.0 possíveis (dois empates). Rangel conseguiu uma vitória importante sobre o GM Darcy Gustavo Machado Vieira Lima, que também participou do torneio, retornando à FEXERJ para defender o seu clube, o Clube de Xadrez Guanabara – CXG. Darcy ficou em segundo lugar, também com 8.0 pontos, seguido de Fernando Ventura de Oliveira, da AFLUX, com 7.0 pontos.

Após o almoço, disputou-se o Rápido em seis rodadas, tendo como campeão o GM Darcy Lima, seguido do MF Daniel Rangel em segundo. Ambos ficaram invictos e com 5.5 pontos. Em terceiro lugar ficou o MN Tadeu Sousa Santos Filho, com 5.0 (apenas uma derrota para o GM Darcy Lima).

As partidas dos dois primeiros tabuleiros foram transmitidas pelo site Lichess. Clique aqui para assisti-las: https://lichess.org/broadcast/campeonato-estadual-absoluto-rpd-do-rj-2022/round-1/soYGS7TK

A FEXERJ agradece a todos os participantes do evento, à equipe de arbitragem, de auxiliares e funcionários do TTC, e ao Sr. Reynaldo Soares Velloso, Diretor de Xadrez do TTC, que também atuou como diretor da prova. Todos foram muito importantes para o sucesso do evento. Veja abaixo a classificação e os links para o Chess-Results.

Campeonato Estadual de Xadrez Blitz 2022 – 15/01/2023
Colocação Jogador Clube Pontos
MF Daniel Rangel TTC 8.0
GM Darcy Gustavo Machado Vieira Lima CXG 8.0
Fernando Ventura de Oliveira AFLUX 7.0
Chess-Results: https://chess-results.com/tnr715133.aspx?lan=10&art=1&rd=9&turdet=YES&flag=30
 
Campeonato Estadual de Xadrez Rápido 2022 – 15/01/2023
Colocação Jogador Clube Pontos
GM Darcy Gustavo Machado Vieira Lima CXG 5.5
MF Daniel Rangel TTC 5.5
MN Tadeu Sousa Santos Filho CXG 5.0
Chess-Results: https://chess-results.com/tnr715134.aspx?lan=10&art=1&rd=6&turdet=YES&flag=30

Aproveitando para dar um spoiler, o MF Daniel Rangel venceu o Troféu Destaque de 2022, sendo o atleta que melhor performance global obteve ao longo do ano. A Taça Eficiência de 2022 coube ao ASP Club Municipal, premiando o trabalho competente do nosso Árbitro Estadual Selmo Bastos Pinto como técnico de xadrez do clube. Parabéns a todos!!


Siga o Instagram da FEXERJ e o Facebook:

Instagram @fexerj
Facebook https://www.facebook.com/fexerj

Estadual Feminino de Blitz e Rápido 2022

Neste sábado, 14 de janeiro, a FEXERJ realizou os Campeonatos Estaduais Femininos de Xadrez Blitz e Rápido de 2022, no Núcleo de Xadrez de Niterói, contando com a participação de 9 atletas.

Pela manhã foi disputado o Blitz, em sistema Schüring com 9 rodadas. O ritmo de jogo foi de 3 minutos + 2s de acréscimo por lance para cada jogadora. A campeã do torneio foi Mell Pereira Manhães, da Associação Duquecaxiense de Xadrez – ADUX, com 8.0 pontos em 8.0 possíveis (invicta e com 100% de aproveitamento). Em segundo lugar ficou Leticia Fritz Henrique, da ASP CMUN, com 7.0 pontos. A terceira colocada foi Rafaela Queiroz da Mata Bacelar, também da ASP CMUN, com 6.0 pontos.

À tarde, depois do almoço, foi realizado o Rápido, no sistema Suíço em 5 rodadas. Dessa vez, não houve um claro predomínio de nenhuma das atletas, chegando-se ao fim do torneio com as três primeiras empatadas com 4.0 pontos. A decisão do pódio coube aos critérios de desempate. Dessa forma, tivemos: Leticia Fritz Henrique (1º lugar), Rafaela Queiroz da Mata Bacelar (2º lugar) e Mell Pereira Manhães (3º lugar).

A FEXERJ agradece a todos que colaboraram para o sucesso do torneio, e em especial ao Árbitro Auxiliar Flavio Silva Almeida, responsável pela condução dos torneios, e ao diretor das provas, Sr. Gilvan Nóbrega dos Santos, que recentemente foi eleito presidente do Núcleo de Xadrez de Niterói, um dos mais tradicionais clubes do Estado do RJ.


Classificação final

Estadual Feminino de Xadrez Blitz 2022
Posição Nome Pontos Clube
1º lugar Mell Pereira Manhães 8.0 ADUX
2º lugar Leticia Fritz Henrique 7.0 CMUN
3º lugar Rafaela Queiroz da Mata Bacelar 6.0 CMUN
Chess-Results: https://chess-results.com/tnr703433.aspx?lan=10&art=1&turdet=YES&flag=30

Estadual Feminino de Xadrez Rápido 2022
Posição Nome Pontos Clube
1º lugar Leticia Fritz Henrique 4.0 CMUN
2º lugar Rafaela Queiroz da Mata Bacelar 4.0 CMUN
3º lugar Mell Pereira Manhães 8.0 ADUX
Chess-Results: https://chess-results.com/tnr703434.aspx?lan=10&art=1&rd=5&turdet=YES&flag=30

Veja as fotos do torneio em: http://bit.ly/fexerj-feminino-2023-fotos

Siga o Instagram da FEXERJ e o Facebook:

Instagram @fexerj
Facebook https://www.facebook.com/fexerj

Declaração de Aval Esportivo

Prezados enxadristas,

Em 01/02/2022, a CBX fez publicar a Resolução CBX nº 001/2022 – Regulamento de Organizadores 2022, que passou a disciplinar a “solicitação de autorização para organização de eventos no ano de 2022 e seguintes, por pessoas jurídicas organizadoras de torneios e outros, forma de solicitação da autorização”, entre outros tópicos importante.

Dentre os documentos exigidos pela CBX consta a “carta aval da Federação de Xadrez filiada à CBX e apta, cuja UF encontra-se no endereço do CNPJ“, que vem a ser a Declaração de Aval Esportivo já normalmente emitida por esta Federação para os interessados, no âmbito do Estado do RJ.

Dessa forma, em 2022, a FEXERJ estabeleceu, a priori, requisitos mínimos a serem observados quanto à emissão deste documento, buscando tornar impessoal e pautada por critérios técnicos a outorga do referido aval esportivo. A Portaria que disciplina o assunto agora está sendo atualizada. Os interessados em se tornarem organizadores CBX deverão solicitar, preliminarmente, a Declaração de Aval Esportivo à FEXERJ com base nesta portaria. A emissão é gratuita para todos aqueles que se enquadrarem nos critérios.

Clique nos links abaixo para ter acesso ao texto da Portaria e ao formulário de solicitação:

Convocação para eleições dos poderes da FEXERJ

EDITAIS DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIAS GERAIS ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA ELETIVA DOS PODERES DA FEXERJ

À comunidade enxadrística do RJ,

Para conhecimento geral, publicamos nesta data os editais de convocação das próximas AGO e AGE da FEXERJ, a serem ambas realizadas no dia 11/02/2023.

Conforme preconiza o nosso Estatuto em seu Art. 13, §7º a Assembleia Geral Extraordinária Eletiva dos Poderes da FEXERJ será precedida pela última Assembleia Geral Ordinária do mandato que se finda, onde o atual Presidente fará a exposição do relatório da Diretoria, bem como a prestação de contas do período final de seu mandato.

Todos os dirigentes de clubes filiados também receberão por e-mail estes editais.

Edital de Homologação de Chapas

EDITAL DE HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS

O Presidente da Comissão Eleitoral da Federação de Xadrez do Estado de Rio de Janeiro (FEXERJ) eleita pela Assembleia Geral Extraordinária de 03/12/2022, Sr. REYNALDO SOARES VELLOSO, faz saber a todas as entidades afiliadas a esta Federação, e nos termos do Art. 13, §5º do Estatuto da FEXERJ, que:

I – HOMOLOGA a chapa abaixo constituída, em atendimento ao Edital de Convocação para Registro de Chapas de 05/12/2022, e após certificados todos os requisitos para elegibilidade nos termos dos Art. 13, caput, §1º e §4º c/c Arts. 14 e 15, todos do Estatuto da FEXERJ.

DIRETORIA

  • PRESIDENTE – Eugenio Laginestra Tumiati
  • VICE-PRESIDENTE GERAL – Ednilson Monteiro Rosas
  • VICE-PRESIDENTE FINANCEIRO – Luiz Antonio Bardaro Manzi
  • VICE-PRESIDENTE ARBITRAL – Marcelo Einhorn
  • VICE-PRESIDENTE TÉCNICO – Matheus Braga Dias
  • VICE-PRESIDENTE DE PROJETOS SOCIAIS – Gilvan Vieira Bueno Costa
  • VICE-PRESIDENTE DO INTERIOR – Marcos Roberto Mendonça Maria Coutinho
  • VICE-PRESIDENTE DE COMUNICAÇÕES – Fernanda Fernandes Toledo
  • DIRETOR DE XADREZ ESCOLAR – Antonio Manoel Lima de Holanda
  • DIRETORA DE XADREZ FEMININO – Fernanda Andressa dos Santos Chagas
  • DIRETOR DE XADREZ DE ALTO RENDIMENTO – Daniel Rangel

CONSELHO FISCAL

  • Sérgio Gonçalves
  • Juarez Antonio Alves de Castro Lima
  • Milton Kasuo Okamura
  • Tadeu Santos Sousa Filho

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA (TJD)

  • Lucas Darbelly Globa
  • Cristiano Nogueira Porto
  • Selmo Bastos Pinto
  • Alberto Pinheiro Mascarenhas
  • Angelo Bento Ferreira
  • Wallace Fernandes Machado
  • Rafael Rafic Roncoli Jerdy
  • Wagner Soares de Morais
  • André Kemper Baptista

II – Encerrado o prazo de registro de candidaturas, em 04/01/2023, nenhuma outra chapa foi constituída com o objetivo de concorrer à eleição dos Poderes da FEXERJ.

III – O Edital de Convocação para a Assembleia Geral Eletiva será publicado em até 5 dias.

Publique-se a presente nota no site oficial da FEXERJ.

Rio de Janeiro, 5 de janeiro de 2023.
Reynaldo Soares Velloso
Presidente da Comissão Eleitoral da FEXERJ
eleita pela AGE de 03/12/2022


Clique aqui para fazer o download do Edital em PDF: Edital_20230105.pdf

Curso de Árbitros da FEXERJ/CBX

Prezados enxadristas,

A FEXERJ, com apoio do Núcleo de Xadrez de Niterói, realizará o seu Curso de Arbitragem no ano de 2023, válido para habilitar ao ingresso nos Quadros de Árbitros da FEXERJ e da CBX.

Os interessados deverão se inscrever por meio da Plataforma Sympla.