PRIMUS X – Um novo conceito de ensino de xadrez

Na próxima terça-feira, dia 10/08/2021, um projeto pioneiro no ensino de xadrez será inaugurado no Colégio Primus (Freguesia/Jacarepaguá): Primus X – xadrez e habilidades socioemocionais.

Idealizado por nossa Vice-Presidente de Comunicações e também psicóloga, Karina Abrahim, o projeto tem como objetivo focar no desenvolvimento integral do aluno, ou seja, trabalhar tanto hard quanto soft skills. “O mundo contemporâneo exige que a escola vá muito além de preparar o aluno para uma prova; isto é, há a necessidade de preparar nossa juventude para encarar os desafios da vida como um todo, incluindo relações interpessoais.”, afirma Karina.

Diferentemente das habilidades técnicas (as famosas hard skills), que podem ser aprendidas com treinamento em cursos e seminários, as habilidades comportamentais (as soft skills) precisam de tempo e de experiências diversificadas de vida para que sejam consolidadas: “É no dia a dia que aprendemos as habilidades socioemocionais, ou seja, é um treinamento constante na vida real.”, completa a psicóloga.

O xadrez é um esporte que faz um perfeito paralelo com a vida real em diversos momentos, por isso desenvolve habilidades essenciais como abertura ao novo (curiosidade para aprender; imaginação criativa; interesse artístico), autogestão (determinação; organização; foco; persistência; responsabilidade), engajamento com os outros (iniciativa social; assertividade; entusiasmo), amabilidade (empatia; respeito; confiança) e resiliência emocional (tolerância ao estresse; autoconfiança; tolerância à frustração). As cinco áreas amplas citadas são baseadas no modelo utilizado pelo Instituto Ayrton Senna para o aprendizado de habilidades socioemocionais.

O segredo do treinamento dessas habilidades nas aulas de xadrez está no método. “A forma de pensar o que acontece no tabuleiro, com perguntas que fazem o aluno comparar o jogo com a vida real é o que torna o método mágico. Os alunos ganharão habilidades socioemocionais sem perceber que estão em treinamento.”

A diversão também faz parte do Primus X – alunos felizes aprendem melhor e estabelecem laços mais fortes com a escola.

O projeto tem apoio da FEXERJ e ficamos felizes de ver algo tão inovador acontecendo em nosso estado. Parabéns ao Colégio Primus por fazer parte desse momento histórico para nosso esporte, onde pode-se, através do xadrez, ajudar a desenvolver o futuro da nação de forma completa.

 

Na primeira foto temos, da esquerda para a direita, nossa Vice-Presidente de Comunicações, Karina Abrahim; o Diretor-Administrativo do Colégio Primus, Sr. José Neto; o Diretor-Pedagógico, Sr. Silvio e a Srª Ana Carolina Farjoun, Coordenadora do Ensino Médio.

Siga no Instagram: @colegioprimusoficial

Compatilhe

Facebook
WhatsApp
Email
Patrocinadores
Campeões da FEXERJ

Estadual Sub-08
Estadual Sub-10
Estadual Sub-12
Estadual Sub-14
Estadual Sub-16
Estadual Sub-18
Estadual Sub-20
Estadual Sênior
Estadual Veteranos
Estadual Classe A
Estadual Classe B
Estadual Classe C
Estadual de Mestres
Estadual Feminino
Estadual Interclubes
Campeonato Carioca
Campeonato Interior
Estadual Popular
Estadual Absoluto

Planilha Oficial FEXERJ

Faça o download do modelo oficial de planilha para uso em torneios registrados junto à FEXERJ.

Links úteis
Latest News
Categorias