Prof. Clecio Martins

Entrevista com o Prof. Clecio Martins Ferreira Filho, do Santa Mônica Centro Educacional, realizada em 17/08/2018.

1) Seu nome, profissão e escola onde trabalha?

Agradeço o convite e o apoio ao xadrez escolar! Meu nome é Clecio Martins Ferreira Filho, sou professor de educação física, pós-graduado em Educação Física Escolar e trabalho no Santa Mônica Centro Educacional.

2) Quando começou a sua relação com o jogo de xadrez? Quem te ensinou a jogar?

Nunca joguei na infância, nem na adolescência. Só quando me tornei professor de educação física é que apareceu uma oportunidade de trabalhar a iniciação, e quem me apresentou ao xadrez foi o Pietro Ferraz. Depois disso nunca mais parei de jogar e estudar, para ensinar aos meus alunos.

3) E quando começou a trabalhar profissionalmente com o xadrez?

Comecei com iniciação ao xadrez em outra escola em 2013. No Santa Mônica Centro Educacional eu já era professor de educação física, e iniciei com o xadrez em março de 2017.

4) Como funcionam os treinos de xadrez na escola onde trabalha? O xadrez é uma atividade curricular ou extracurricular? Quantos alunos participam das atividades de xadrez? Todos os alunos da escola podem participar ou é restrito a alguma faixa etária?

Os treinos acontecem todas as quartas-feiras, com alunos de 10 a 18 anos, de forma extracurricular, com aulas de iniciação e treinamentos. Atualmente estamos trabalhando com 50 alunos.

5) Qual é o principal objetivo da escola com o xadrez: educacional ou rendimento em competições escolares? Há possibilidades de bolsas de estudo para aqueles que se destacam no xadrez?

Temos os dois objetivos. O principal é o rendimento em competições, porém a parte educacional sempre estará presente no espaço escolar, pois além do treinamento da equipe, eu trabalho com a formação da base com aulas gratuitas para os alunos interessados. O Santa Mônica Centro Educacional abre as portas e tem oportunidades de bolsas de estudos para alunos que se destacam em competições. Eu tenho o maior orgulho desse incentivo que o SMCE dá aos jovens atletas.

6) Quanto tempo dura o treino e qual a periodicidade deles? Como você distribui as atividades durante as aulas (pings, estudos, jogos treino etc.)?

Todas as quartas-feiras no SMCE – Unidade Madureira, fazemos iniciação (de 12h às 13h) e treinamento (de 13h às 16h). Na iniciação, abordamos o movimento das peças, valores, tabuleiro, aberturas, meio de jogo, finais, xeque, xeque-mate e curiosidades. No treinamento, além de desenvolver algumas aberturas, táticas do meio jogo e finais, trabalhamos com exercícios de mate, cravada, espeto, xeque descoberto, garfo, etc. Também realizamos muitos jogos, mini-torneios e pings.

7) Você trabalha com outros esportes também? Há alguma interdisciplinariedade trabalhada entre eles?

Sim, sou atleta de skate e desenvolvo essa modalidade na escola, além da Educação Física currícular, onde posso trabalhar vários esportes nas aulas.

8) Você recebe feedback de outros professores sobre as atividades de xadrez na melhoria da concentração e do aprendizado dos alunos?

Sim, sempre pergunto sobre o rendimento escolar e não tenho recebido respostas ruins, só recebo elogios do comportamento, das notas e das tarefas.

9) Quais são os resultados das crianças nos torneios que mais te marcaram?

  • Campeã Estadual Feminino Sub16 FEXERJ (Victória Francisco)
  • Campeã Estadual Feminino Sub12 FEXERJ (Kamilly de Lima)
  • Vice Campeã Estadual Feminino Sub16 FEXERJ (Isabelle de Menezes)
  • Vice Campeão CXZO Sub16 (Pietro Lamego)
  • Vice Campeão CXZO Sub12 (Guilherme Bastos)

10) Os pais entendem a importância do xadrez para o desenvolvimento cognitivo das crianças? Como eles veem a participação das crianças em torneios? Vocês fazem reunião com os pais para a conscientização da importância do xadrez?

Sim, eles apoiam. Levam as crianças para os torneios e incentivam à participação. Eu realizo duas reuniões por ano, mas estou sempre em contato pelo telefone e os encontro pessoalmente nos torneios.

11) Qual foi o seu maior desafio ao ensinar xadrez para seus alunos?

O maior desafio é a conscientizá-los de que precisam estudar em casa, buscar conhecimento, ler algum livro e jogar também fora do horário de treino.

12) Você pode citar para nós um caso de sucesso de seu trabalho na escola?

Na minha opinião o maior caso de sucesso é a grande quantidade de alunos e responsáveis vivenciando as experiências do xadrez em minha escola.

13) O que você está achando das atividades que a FEXERJ está desenvolvendo no âmbito do Xadrez Escolar? E o que ainda poderia ser feito?

Estou achando sensacional, gostei muito do torneio feminino, não só eu como as alunas e seus responsáveis. Estão no caminho certo e quanto mais eventos como esse melhor para incentivar a presença em torneios federados.

14) Espaço para considerações finais. (Livre escrita)

Venho agradecer à Karina Abrahim pelo convite para essa troca de experiências e pelo seu trabalho na FEXERJ.
Estamos de portas abertas para receber a equipe da FEXERJ para uma visita em nosso dia de treinamento e cada vez mais incentivar as nossas crianças no desenvolvimento do xadrez.

Clecio Martins Ferreira Filho
CREF: 031471-G/RJ

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