Category: Torneios

Campeonato Popular I – 2018

Amigos enxadristas,

Vem aí o I Campeonato Popular da FEXERJ no ano de 2018, abrindo o calendário e convidando a todos os enxadristas, federados e não federados a participar.

O regulamento já encontra-se disponível no site da FEXERJ. A inscrição deverá ser realizada através da Plataforma Sympla.


CAMPEONATO POPULAR I – 2018

Data: 24 e 25 de fevereiro, na ASA – Associação Scholem Aleichem (R. São Clemente, 155 – Botafogo – Rio de Janeiro/RJ).

Folder do torneio Sympla Regulamento completo

#NovaFEXERJ

14º International Solving Contest (ISC) no CXG

TODO O MUNDO RESOLVENDO OS MESMOS PROBLEMAS!
14º International Solving Contest (ISC) – domingo, dia 28/01/2018
Clube de Xadrez Guanabara – Rio de Janeiro

A União Brasileira de Problemistas (UBP) convida os interessados em soluções de problemas de xadrez e aficionados de xadrez em geral a participarem, no dia 28 de janeiro próximo, do 14º International Solving Contest (ISC), a competição anual que congrega solucionistas de todo o mundo, realizada simultaneamente em dezenas de países. A seção brasileira será sediada no Clube de Xadrez Guanabara, à Avenida Churchil nº 109, sobreloja – Centro – Rio de Janeiro – RJ. O certame terá início às 8 horas da manhã em ponto (horário de Brasília), equivalente a 10 horas GMT.

Haverá três categorias: a competição da primeira categoria é para solucionistas experientes, válida para obter pontos no rating internacional computado pela Federação Mundial  de Composições Enxadrísticas (WFCC). A segunda categoria é composta de solucionistas iniciantes ou mais fracos; solucionistas detentores de rating superior a 1700 não podem participar dessa categoria. Por fim, a terceira categoria é restrita a jovens nascidos após 31.12.2004.

A competição da primeira categoria terá duas rodadas com seis problemas cada, isto é, em cada rodada os solucionistas deverão resolver um problema de mate direto em dois lances (#2), um de mate direto em três (#3), um de mate direto em quatro ou mais lances (#n), um
estudo ou final artístico (EG), um problema de mate ajudado (h#) e um de mate inverso (s#).

A competição da segunda categoria consistirá em duas rodadas com seis problemas cada, isto é, em cada rodada haverá dois #2, um #3, um #n, um estudo (EG), e um h# numa rodada, um s# na outra.

Já a competição da categoria juvenil consistirá em uma só rodada com seis problemas ortodoxos (isto é, não haverá h# e s#), sendo quatro #2, um #3 e um EG.

Para cada rodada, o tempo de solução será de duas horas.

O árbitro (controlador local) da seção Brasil será o problemista, Mestre FIDE de Composições Enxadrísticas, Ricardo Vieira, que receberá as inscrições (gratuitas) até o meio-dia da sexta-feira, dia 26 de janeiro, pelo e-mail ricmatvieira@hotmail.com. É importante inscrever-se a tempo, para que o árbitro possa imprimir a quantidade de folhas necessária.

Para “aquecimento”, apresentamos o seguinte difícil problema de mate direto em três lances, proposto aos participantes do Campeonato Polonês de 2017. Se você não lograr resolvê-lo no tempo médio das competições internacionais (20 minutos, em se tratando de #3), não fique desestimulado. Vários grandes mestres não o conseguiram! Mas você tem uma chance se raciocinar como jogador prático, não como problemista: procure começar com um lance “natural”, “estético” ou não!


As brancas jogam e dão mate em três lances.

I Etapa Tufão da AFLUX

Amigos enxadristas,

No dia 28 de janeiro, a AFLUX realizará a 1ª Etapa Tufão de Xadrez. O torneio será realizado na Igreja de Agostinho Porto, à R. Cândido Maia, 133 – Agostinho Porto – São João de Meriti/RJ.

Para se inscrever, entre em contato com os organizadores:
Célio Antunes: (21) 99888-7393
Iago Henrique: (21) 96612-6226

Folder do torneio

Mapa da região

 

Link para o Chess-Results: http://www.chess-results.com/tnr328514.aspx?lan=10&art=1&wi=821

Circuito de Verão AXC

Amigos enxadristas,

O Circuito de Verão AXC ocorrerá nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2018, com 3 etapas em cada estilo, onde as etapas de Blitz serão sempre no 2º sábado, as de Xadrez Rápido no 3º sábado e o de Xadrez Clássico sempre no 4º sábado e domingo destes meses.

As inscrições podem ser feitas na sede da AXC ou por depósito bancário + email, conforme regulamento.

As etapas de Xadrez Clássico valerão Rating FEXERJ.

Maiores informações pelo telefone e WhatsApp: (22) 99842-4250.

Folder do torneio (xadrez clássico)

Local do evento

Vem aí o Festival de IRTs da ALEX em 2018

Amigos enxadristas,

Entre os dias 05 a 14 de janeiro, a Associação Leopoldinense de Xadrez (ALEX) realizará o I Festival de IRTs, com 21 torneios de diversos tipos distribuídos entre esses dez dias.

Para se inscrever, consulte o regulamento específico de cada torneio:

01 ITT do Rio de Janeiro 2018 Regulamento Chess-Results
02 Grand Prix 2100 Regulamento Chess-Results
03 Grand Prix 1900 Regulamento Chess-Results
04 Grand Prix 1600 Regulamento Chess-Results
05 Super 30 Rápido FIDE 2018 Regulamento Chess-Results
06 Super 10 Blitz FIDE 2018 Regulamento Chess-Results
07 Open Clássico ALEX 2018 Regulamento Chess-Results
08 Rápido Duplas
Regulamento Chess-Results
09 Taça Caçulinha 2018 Regulamento Chess-Results
10 Torneio Carioca de Xadrez Rápido Feminino Regulamento Chess-Results
11 Copa Armageddon Regulamento Chess-Results
12 Circuito Ping Todo Dia (9 etapas e final) Regulamento Chess-Results

Maiores informações, consulte: http://www.alex.org.br/2018/01/i-festival-de-irts-da-alex-abre-2018-participem/

E-mails de contato:
Alberto Pinheiro Mascarenhas amasca@globo.com
Job Rodrigues Teixeira Jr. jobrodrigues@terra.com.br

Programação completa do Festival

Paolo Ghiu é o Campeão Estadual Absoluto 2017


Da esquerda para a direita, o Vice-Presidente Técnico da FEXERJ e diretor do torneio, Ednilson Monteiro Rosas; o vice-campeão, MF Ricardo da Silva Teixeira; o campeão, Paolo Ghiu Moraes Rego da Silva; o 3º colocado, MF Daniel Rangel; e Luiz Antonio Bardaro Manzi, Presidente da FEXERJ.

Neste sábado, dia 09/12/2017, terminou o Campeonato Estadual Absoluto de 2017, encerrando o calendário oficial de torneios da FEXERJ para o ano de 2017. Contando com a participação de 23 jogadores, sendo 9 titulados (1 MI, 4 MFs e 4 MNs), o campeão invicto, superando todos os favoritos e com uma excelente performance de 5.0 em 6.0 pontos possíveis, foi o jogador Paolo Ghiu Moraes Rego da Silva, do FFC. O vice-campeão foi o MF Ricardo da Silva Teixeira, do TTC, também com 5.0 pontos, porém desempatado no critério Buchholz. Em 3º lugar ficou o MF Daniel Rangel, do CXRJ, com 4.5 pontos.

O torneio foi realizado no Salão Azul da Universidade Santa Úrsula, cedido à FEXERJ por intermédio do Fluminense Football Club, que possui convênio com a Universidade para a prática de atividades culturais e esportivas. Trata-se de salão bem localizado, com ar condicionado, silencioso, e espaço para acomodar confortavelmente até 80 jogadores, se preciso, em eventos futuros. A FEXERJ também realizou testes com a transmissão ao vivo do primeiro tabuleiro via Internet, utilizando-se a plataforma FollowChess.

A FEXERJ agradece ao Fluminense Football Club e à Universidade Santa Úrsula pela cessão do espaço e da infraestrutura; ao diretor da prova e Vice-Presidente Técnico da FEXERJ, Ednilson Monteiro Rosas; ao árbitro AR Matheus Correa Mussel Tavares do Prado; ao Diretor de Xadrez do FFC, Rogerio Cerqueira Felix de Mello; ao Sr. Bruno Garcia Perez, pela cessão de equipamentos para transmissão ao vivo e cobertura fotográfica parcial do evento; aos jogadores que prestigiaram o torneio, e à toda a equipe de suporte que cuidou para que o torneio fosse um sucesso.

Veja aqui a classificação final do torneio:
http://chess-results.com/tnr316981.aspx?lan=10&art=1&rd=6&turdet=YES&flag=30&wi=984


Fotos do torneio: https://drive.google.com/drive/folders/1GGBXcQiDpQeGSzIkLemy8pmGMx_82Hcx?usp=sharing

Folder do torneio Regulamento completo

#NovaFEXERJ

Torneio CXPAR de Fim de Ano

Amigos enxadristas,

O Clube de Xadrez de Paraty – CXPAR convida a todos os jogadores a participar do Torneio CXPAR de Xadrez de Fim de Ano, a ser realizado no dia 09 de Dezembro de 2017, no Espaço Abada (R. Amauri dos Santos Pádua, 280 – Portão de Ferro 2, Paraty – RJ. Ao Lado do Colégio Plante).

Para maiores informações, acesse o site do CXPAR: http://cxpar.blogspot.com.br/2017/12/torneio-cxpar-de-xadrez-de-fim-de-ano.html. Venha participar!!

Folder do torneio

Torneio Feminino Sub-12 (ALEX)

Prezadas enxadristas,

A Associação Leopoldinense de Xadrez (ALEX) convida todas as jogadoras com idade até 12 anos (inclusive), a participar do Torneio Feminino Sub-12 de Xadrez, a ser realizado no próximo dia 09 de dezembro de 2017, com início às 10hs.

Para se inscrever, envie um e-mail ao diretor do torneio, o MF Alberto Pinheiro Mascarenhas (amasca@globo.com). Venha participar!!

Folder do torneio

MF David Borensztajn é o Campeão Estadual de Veteranos de 2017

Nesta sexta-feira, terminou o Campeonato Estadual de Veteranos (S65) 2017. O Clube de Xadrez Guanabara sediou o evento, no qual o MF David Borensztajn, do CXRJ, sagrou-se campeão invicto, com 4.0 pontos em 5.0 possíveis, sendo três vitórias e dois empates.

Em segundo lugar, empatado no número de pontos, ficou o atleta do TTC, Wallace Fernandes Machado, vice-presidente financeiro da FEXERJ. Wallace também fez um excelente torneio, com 4 vitórias seguidas, após se recuperar de uma derrota para o alexano Luiz Sérgio Tiomno logo na primeira rodada. O desempate com o primeiro colocado, se deu por apenas 0.5 ponto, no segundo critério de desempate. O terceiro lugar ficou com o nosso querido veterano mestre nacional, MN Marcio Netto Baeta, campeão estadual absoluto do RJ em 2016, e que nos prestigiou com a sua presença, após um grave problema de saúde pelo qual passou recentemente.

A FEXERJ agradece ao Clube de Xadrez Guanabara por fornecer o espaço e a infraestrutura adequada e confortável para a realização do evento, ao diretor da prova, o MN Angelo Bil Ramos, ao AA Marcos Luciano Martins Pereira pela sua atuação, aos jogadores que prestigiaram o torneio e ao Sr. Mário, funcionário do CXG, que auxiliou na realização da prova.

Veja aqui a classificação final do torneio:
http://www.chess-results.com/tnr315986.aspx?lan=10&art=1&rd=5&turdet=YES&flag=30&wi=984


Fotos do torneio: https://drive.google.com/drive/folders/1HVid62aoXS3EvQz1av24cDqqI0gLMScM?usp=sharing

Folder do torneio Regulamento completo

#NovaFEXERJ

Campeonato Estadual por Idade (Sub-16, Sub-18 e Sub-20)

Neste fim de semana (25 a 26 de novembro), a Associação Atlética Banco do Brasil – AABB, na Lagoa, sediou os Campeonatos Estaduais por Idades, englobando as categorias Sub-16, Sub-18 e Sub-20.

Disputados no sistema suíço, em cinco rodadas, com divisão por naipes masculino e feminino, e aglutinando-se as três faixas de idade, o torneio conferiu o título de campeão estadual aos seguintes jogadores:

Beatriz Camporez da Silva Campeã Estadual Sub-18 2017
Ana Karla da Silva Dantas Campeã Estadual Sub-16 2017
João Carlos Tonidandel Camizão Soares Campeão Estadual Sub-20 2017
Matheus Braga Dias Campeão Estadual Sub-18 2017
Adriano Augusto Neves Santos Campeão Estadual Sub-16 2017

Obs.: Não houve homologação do título de Campeã Estadual Sub-20 2017.

Os cinco jogadores acima conquistaram a vaga para o Campeonato Estadual Absoluto RJ (FIDE) – 2017, a ser realizado na Universidade Santa Úrsula, de 02 a 09 de dezembro de 2017. Além disso, farão jus à gratuidade da taxa de inscrição no torneio. Porém, por se tratar de um torneio FIDE, é obrigatório estar em dia com a anuidade CBX 2017, devendo a mesma estar quitada até o último dia útil antes do torneio. É preciso também estar regularmente federado por algum clube. Para se inscrever, deverão enviar e-mail a FEXERJ confirmando que pretendem participar (inscricoes@fexerj.org.br). A vaga e a gratuidade de inscrição são em caráter pessoal e intransferível.


Classificação por faixa de idade

Estadual Sub-18 Feminino
Campeã: Beatriz Camporez da Silva CMUN
Vice-Campeã: Nicolly Pontes da Silva Não federada
3º lugar: Maria Heloisa Pereira da Silva Não federada

Estadual Sub-16 Feminino
Campeã: Ana Karla da Silva Dantas Não federada
Vice-Campeã: Maria Eduarda de Souza Silva Não federada
3º lugar: Ana Laura dos Santos Amorim FFC

Estadual Sub-20 Masculino
Campeão: João Carlos Tonidandel Camizão Soares CXV
Vice-Campeão: Lucas dos Santos Peixoto Guimarães CXRJ
3º lugar: Gustavo da Silva Mendes Manoel CMUN

Estadual Sub-18 Masculino
Campeão: Matheus Braga Dias CMUN
Vice-Campeão: Pedro Henrique Monteiro de Barros da Conceição CMUN
3º lugar: Mateus Benedito Martins Ferreira JTC

Estadual Sub-16 Masculino
Campeão: Adriano Augusto Neves Santos CMUN
Vice-Campeão: Pedro Pessoa Gomes CMUN
3º lugar: Murilo Faria Martins Não federado

Os quinze jogadores acima irão receber, como premiação, uma aula com o MF Wagner Peixoto Guimarães, a ser realizada no dia 17/12/2017 (domingo) a partir das 14h e 15h30, respectivamente (grupo 1 e grupo 2). As aulas serão ministradas no Salão de Xadrez do Tijuca Tênis Clube (Rua Conde de Bonfim, 451 – Tijuca – Rio de Janeiro/RJ).


Agradecimentos

A FEXERJ agradece a valiosa ajuda da AABB:Rio, que nos cedeu o espaço para a realização do torneio (Salão Nobre e Salão Granito), ao seu Presidente e Vice-presidente, ao Diretor de Xadrez, Sr. Roberto Cintra Martins, ao Sr. Rafael Pires e à equipe de colaboradores, sempre solícita, que cuidou de toda a organização nos dois dias do evento. Há que se destacar a excelente infraestrutura destinada ao evento, com amplos salões, ar condicionado, mesas e cadeiras confortáveis, opção para almoço no próprio clube, estacionamento, proximidade ao metrô, entre outros itens que colocam a AABB:Rio como um dos clubes mais bem preparados para a realização de torneios de xadrez na cidade do Rio de Janeiro. Esperamos poder contar novamente em 2018 com a infraestrutura desse excelente clube para a realização de torneios da FEXERJ.

A FEXERJ agradece ainda à equipe de arbitragem, composta pelo AE Selmo Bastos Pinto (principal), e pelo AA CBX Paulo Fernando de Lima Rodrigues (auxiliar), que conduziram o torneio com toda a segurança necessária para que tudo transcorresse dentro da mais absoluta normalidade. Agradecimentos também ao Vice-Arbitral, Marcelo Einhorn, pelo suporte à realização do torneio.

Não podemos esquecer também do diretor da prova, o MF Wagner Peixoto Guimarães; dos professores (Adão Rosendo Amorim, Antonio Holanda e Flávio Araújo) que trouxeram seus alunos para disputar os campeonatos; dos demais membros da diretoria da FEXERJ que se fizeram presentes ao evento; dos jogadores e jogadoras, federados e não federados; e por fim, dos Srs. Sérgio Freitas e Roberto Garofalo Faria, respectivamente da Abadai Produções e da Comissão de Disciplina do Intercolegial, com sua atuação imprescindível, ao atender ao pedido da FEXERJ para liberar os alunos de escolas participantes do Intercolegial para disputar o torneio.


Folder do torneio Regulamento completo

Link para o Chess-Results dos torneios:

Feminino
http://chess-results.com/tnr316499.aspx?lan=10&art=1&turdet=YES&flag=30&wi=984

Masculino
http://chess-results.com/tnr316499.aspx?lan=10&art=1&turdet=YES&flag=30&wi=984

Fotos do torneio:
https://drive.google.com/drive/folders/1n0M_xoPEJTx_PXL2R_C7ldQBbvZzutjN?usp=sharing

#NovaFEXERJ


Hit Counter provided by Skylight