Category: Noticias

Paolo Ghiu é o Campeão Estadual Absoluto 2017


Da esquerda para a direita, o Vice-Presidente Técnico da FEXERJ e diretor do torneio, Ednilson Monteiro Rosas; o vice-campeão, MF Ricardo da Silva Teixeira; o campeão, Paolo Ghiu Moraes Rego da Silva; o 3º colocado, MF Daniel Rangel; e Luiz Antonio Bardaro Manzi, Presidente da FEXERJ.

Neste sábado, dia 09/12/2017, terminou o Campeonato Estadual Absoluto de 2017, encerrando o calendário oficial de torneios da FEXERJ para o ano de 2017. Contando com a participação de 23 jogadores, sendo 9 titulados (1 MI, 4 MFs e 4 MNs), o campeão invicto, superando todos os favoritos e com uma excelente performance de 5.0 em 6.0 pontos possíveis, foi o jogador Paolo Ghiu Moraes Rego da Silva, do FFC. O vice-campeão foi o MF Ricardo da Silva Teixeira, do TTC, também com 5.0 pontos, porém desempatado no critério Buchholz. Em 3º lugar ficou o MF Daniel Rangel, do CXRJ, com 4.5 pontos.

O torneio foi realizado no Salão Azul da Universidade Santa Úrsula, cedido à FEXERJ por intermédio do Fluminense Football Club, que possui convênio com a Universidade para a prática de atividades culturais e esportivas. Trata-se de salão bem localizado, com ar condicionado, silencioso, e espaço para acomodar confortavelmente até 80 jogadores, se preciso, em eventos futuros. A FEXERJ também realizou testes com a transmissão ao vivo do primeiro tabuleiro via Internet, utilizando-se a plataforma FollowChess.

A FEXERJ agradece ao Fluminense Football Club e à Universidade Santa Úrsula pela cessão do espaço e da infraestrutura; ao diretor da prova e Vice-Presidente Técnico da FEXERJ, Ednilson Monteiro Rosas; ao árbitro AR Matheus Correa Mussel Tavares do Prado; ao Diretor de Xadrez do FFC, Rogerio Cerqueira Felix de Mello; ao Sr. Bruno Garcia Perez, pela cessão de equipamentos para transmissão ao vivo e cobertura fotográfica parcial do evento; aos jogadores que prestigiaram o torneio, e à toda a equipe de suporte que cuidou para que o torneio fosse um sucesso.

Veja aqui a classificação final do torneio:
http://chess-results.com/tnr316981.aspx?lan=10&art=1&rd=6&turdet=YES&flag=30&wi=984


Fotos do torneio: https://drive.google.com/drive/folders/1GGBXcQiDpQeGSzIkLemy8pmGMx_82Hcx?usp=sharing

Folder do torneio Regulamento completo

#NovaFEXERJ

1º Fórum de Xadrez Educacional

FEXERJ

1º FÓRUM DE XADREZ EDUCACIONAL

O xadrez nas escolas é muito importante para a formação de cidadãos, para o aumento de conhecimentos e para o apoio em diversas disciplinas.

A FEXERJ fará o 1º Fórum de Xadrez Escolar com o objetivo de discutir didática de professores e instrutores, campeonatos e circuitos escolares, aprendizagem e demais assuntos.

A participação é gratuita e muito importante! Separe a tarde do dia 15/12/2017 às 14hs para este encontro!

O Fórum será no Instituto Rogerio Steinberg – Rua Jardim Botânico, 116 (Bairro: Jardim Botânico, RJ)



Folder do evento Folder do evento
Site do Instituto Rogerio Steinberg Site do Instituto Rogerio Steinberg
Facebook do Instituto Rogerio Steinberg Página do Instituto Rogerio Steinberg no Facebook

Links de interesse para o xadrez escolar

Vem aí o Festival de IRTs da ALEX em 2018

Amigos enxadristas,

Entre os dias 05 a 14 de janeiro, a Associação Leopoldinense de Xadrez (ALEX) realizará o I Festival de IRTs, com 21 torneios de diversos tipos distribuídos entre esses dez dias.

Para se inscrever, consulte o regulamento específico de cada torneio:

01 ITT do Rio de Janeiro – 2018 Regulamento Chess-Results
02 Grand Prix ALEX 2100 Regulamento Chess-Results
03 Grand Prix ALEX 1900 Regulamento Chess-Results
04 Grand Prix ALEX 1600 Regulamento Chess-Results
05 Rápido ALEX Super30 Regulamento Chess-Results
06 Blitz ALEX Super10 Regulamento Chess-Results
07 Open Clássico Regulamento Chess-Results
08 Rápido Duplas
Regulamento Chess-Results
09 Taça Caçulinha Regulamento Chess-Results
10 Torneio Carioca de Xadrez Rápido Feminino Regulamento Chess-Results
11 Copa Armageddon Regulamento Chess-Results
12 Circuito Ping Todo Dia (9 etapas e final) Regulamento

Maiores informações, consulte: http://www.alex.org.br/2017/11/i-festival-de-irts-da-alex-abre-2018-participem/

E-mails de contato:
Alberto Pinheiro Mascarenhas amasca@globo.com
Job Rodrigues Teixeira Jr. jobrodrigues@terra.com.br

Programação completa do Festival

Torneio CXPAR de Fim de Ano

Amigos enxadristas,

O Clube de Xadrez de Paraty – CXPAR convida a todos os jogadores a participar do Torneio CXPAR de Xadrez de Fim de Ano, a ser realizado no dia 09 de Dezembro de 2017, no Espaço Abada (R. Amauri dos Santos Pádua, 280 – Portão de Ferro 2, Paraty – RJ. Ao Lado do Colégio Plante).

Para maiores informações, acesse o site do CXPAR: http://cxpar.blogspot.com.br/2017/12/torneio-cxpar-de-xadrez-de-fim-de-ano.html. Venha participar!!

Folder do torneio

Torneio Feminino Sub-12 (ALEX)

Prezadas enxadristas,

A Associação Leopoldinense de Xadrez (ALEX) convida todas as jogadoras com idade até 12 anos (inclusive), a participar do Torneio Feminino Sub-12 de Xadrez, a ser realizado no próximo dia 09 de dezembro de 2017, com início às 10hs.

Para se inscrever, envie um e-mail ao diretor do torneio, o MF Alberto Pinheiro Mascarenhas (amasca@globo.com). Venha participar!!

Folder do torneio

MF David Borensztajn é o Campeão Estadual de Veteranos de 2017

Nesta sexta-feira, terminou o Campeonato Estadual de Veteranos (S65) 2017. O Clube de Xadrez Guanabara sediou o evento, no qual o MF David Borensztajn, do CXRJ, sagrou-se campeão invicto, com 4.0 pontos em 5.0 possíveis, sendo três vitórias e dois empates.

Em segundo lugar, empatado no número de pontos, ficou o atleta do TTC, Wallace Fernandes Machado, vice-presidente financeiro da FEXERJ. Wallace também fez um excelente torneio, com 4 vitórias seguidas, após se recuperar de uma derrota para o alexano Luiz Sérgio Tiomno logo na primeira rodada. O desempate com o primeiro colocado, se deu por apenas 0.5 ponto, no segundo critério de desempate. O terceiro lugar ficou com o nosso querido veterano mestre nacional, MN Marcio Netto Baeta, campeão estadual absoluto do RJ em 2016, e que nos prestigiou com a sua presença, após um grave problema de saúde pelo qual passou recentemente.

A FEXERJ agradece ao Clube de Xadrez Guanabara por fornecer o espaço e a infraestrutura adequada e confortável para a realização do evento, ao diretor da prova, o MN Angelo Bil Ramos, ao AA Marcos Luciano Martins Pereira pela sua atuação, aos jogadores que prestigiaram o torneio e ao Sr. Mário, funcionário do CXG, que auxiliou na realização da prova.

Veja aqui a classificação final do torneio:
http://www.chess-results.com/tnr315986.aspx?lan=10&art=1&rd=5&turdet=YES&flag=30&wi=984


Fotos do torneio: https://drive.google.com/drive/folders/1HVid62aoXS3EvQz1av24cDqqI0gLMScM?usp=sharing

Folder do torneio Regulamento completo

#NovaFEXERJ

Campeonato Estadual por Idade (Sub-16, Sub-18 e Sub-20)

Neste fim de semana (25 a 26 de novembro), a Associação Atlética Banco do Brasil – AABB, na Lagoa, sediou os Campeonatos Estaduais por Idades, englobando as categorias Sub-16, Sub-18 e Sub-20.

Disputados no sistema suíço, em cinco rodadas, com divisão por naipes masculino e feminino, e aglutinando-se as três faixas de idade, o torneio conferiu o título de campeão estadual aos seguintes jogadores:

Beatriz Camporez da Silva Campeã Estadual Sub-18 2017
Ana Karla da Silva Dantas Campeã Estadual Sub-16 2017
João Carlos Tonidandel Camizão Soares Campeão Estadual Sub-20 2017
Matheus Braga Dias Campeão Estadual Sub-18 2017
Adriano Augusto Neves Santos Campeão Estadual Sub-16 2017

Obs.: Não houve homologação do título de Campeã Estadual Sub-20 2017.

Os cinco jogadores acima conquistaram a vaga para o Campeonato Estadual Absoluto RJ (FIDE) – 2017, a ser realizado na Universidade Santa Úrsula, de 02 a 09 de dezembro de 2017. Além disso, farão jus à gratuidade da taxa de inscrição no torneio. Porém, por se tratar de um torneio FIDE, é obrigatório estar em dia com a anuidade CBX 2017, devendo a mesma estar quitada até o último dia útil antes do torneio. É preciso também estar regularmente federado por algum clube. Para se inscrever, deverão enviar e-mail a FEXERJ confirmando que pretendem participar (inscricoes@fexerj.org.br). A vaga e a gratuidade de inscrição são em caráter pessoal e intransferível.


Classificação por faixa de idade

Estadual Sub-18 Feminino
Campeã: Beatriz Camporez da Silva CMUN
Vice-Campeã: Nicolly Pontes da Silva Não federada
3º lugar: Maria Heloisa Pereira da Silva Não federada

Estadual Sub-16 Feminino
Campeã: Ana Karla da Silva Dantas Não federada
Vice-Campeã: Maria Eduarda de Souza Silva Não federada
3º lugar: Ana Laura dos Santos Amorim FFC

Estadual Sub-20 Masculino
Campeão: João Carlos Tonidandel Camizão Soares CXV
Vice-Campeão: Lucas dos Santos Peixoto Guimarães CXRJ
3º lugar: Gustavo da Silva Mendes Manoel CMUN

Estadual Sub-18 Masculino
Campeão: Matheus Braga Dias CMUN
Vice-Campeão: Pedro Henrique Monteiro de Barros da Conceição CMUN
3º lugar: Mateus Benedito Martins Ferreira JTC

Estadual Sub-16 Masculino
Campeão: Adriano Augusto Neves Santos CMUN
Vice-Campeão: Pedro Pessoa Gomes CMUN
3º lugar: Murilo Faria Martins Não federado

Os quinze jogadores acima irão receber, como premiação, uma aula com o MF Wagner Peixoto Guimarães, a ser realizada no dia 17/12/2017 (domingo) a partir das 14h e 15h30, respectivamente (grupo 1 e grupo 2). As aulas serão ministradas no Salão de Xadrez do Tijuca Tênis Clube (Rua Conde de Bonfim, 451 – Tijuca – Rio de Janeiro/RJ).


Agradecimentos

A FEXERJ agradece a valiosa ajuda da AABB:Rio, que nos cedeu o espaço para a realização do torneio (Salão Nobre e Salão Granito), ao seu Presidente e Vice-presidente, ao Diretor de Xadrez, Sr. Roberto Cintra Martins, ao Sr. Rafael Pires e à equipe de colaboradores, sempre solícita, que cuidou de toda a organização nos dois dias do evento. Há que se destacar a excelente infraestrutura destinada ao evento, com amplos salões, ar condicionado, mesas e cadeiras confortáveis, opção para almoço no próprio clube, estacionamento, proximidade ao metrô, entre outros itens que colocam a AABB:Rio como um dos clubes mais bem preparados para a realização de torneios de xadrez na cidade do Rio de Janeiro. Esperamos poder contar novamente em 2018 com a infraestrutura desse excelente clube para a realização de torneios da FEXERJ.

A FEXERJ agradece ainda à equipe de arbitragem, composta pelo AE Selmo Bastos Pinto (principal), e pelo AA CBX Paulo Fernando de Lima Rodrigues (auxiliar), que conduziram o torneio com toda a segurança necessária para que tudo transcorresse dentro da mais absoluta normalidade. Agradecimentos também ao Vice-Arbitral, Marcelo Einhorn, pelo suporte à realização do torneio.

Não podemos esquecer também do diretor da prova, o MF Wagner Peixoto Guimarães; dos professores (Adão Rosendo Amorim, Antonio Holanda e Flávio Araújo) que trouxeram seus alunos para disputar os campeonatos; dos demais membros da diretoria da FEXERJ que se fizeram presentes ao evento; dos jogadores e jogadoras, federados e não federados; e por fim, dos Srs. Sérgio Freitas e Roberto Garofalo Faria, respectivamente da Abadai Produções e da Comissão de Disciplina do Intercolegial, com sua atuação imprescindível, ao atender ao pedido da FEXERJ para liberar os alunos de escolas participantes do Intercolegial para disputar o torneio.


Folder do torneio Regulamento completo

Link para o Chess-Results dos torneios:

Feminino
http://chess-results.com/tnr316499.aspx?lan=10&art=1&turdet=YES&flag=30&wi=984

Masculino
http://chess-results.com/tnr316499.aspx?lan=10&art=1&turdet=YES&flag=30&wi=984

Fotos do torneio:
https://drive.google.com/drive/folders/1n0M_xoPEJTx_PXL2R_C7ldQBbvZzutjN?usp=sharing

#NovaFEXERJ

Torneio de Xadrez Rápido – SESI Barra Mansa

Amigos enxadristas,

A Real Academia de Xadrez Evoluindo Mentes (RAXEM) convida a todos os jogadores a participar do Torneio de Xadrez Rápido, a ser realizado no dia 25 de Novembro de 2017, no SESI de Barra Mansa (Av. Argemiro de Paula Coutinho, 2000 – Centro – Barra Mansa).

As inscrições poderão ser realizadas no local, até as 13:30h. O torneio será realizado no sistema suíço de emparceiramento, em seis rodadas e com tempo de reflexão de 15 minutos para cada jogador. Venha participar!!

Folder do torneio

Festival Internacional Duchamp In Rio

Festival no Rio de Janeiro em Novembro com R$ 30.000,00 em prêmios.

Será Realizado dos dias 11 a 18 de Novembro de 2017 nos salões do Hotel 4 estrelas South American Copacabana Hotel Rua Francisco Sá,90 – Copacabana – Rio de Janeiro RJ o Festival Duchamp in Rio realizados em parceria pela Organização Duchamp Internacional e a empresa Stiu Projects com apoio da CBX, CXG, FEXERJ, FIDE America e FIDE.

O Festival está composto de 8 eventos !! : Open Internacional (Grupo Master) com possibilidades de norma de MI e GM , Aberto IRT U2200, I Aberto IRT U1800, Campeonato Brasileiro de Xadrez Rápido (Indicará o representante no Mundial da Categoria) , Campeonato Brasileiro de Xadrez Blitz (Indicará o representante no Mundial da Categoria),Simultanea de GM, Palestra de GM e Torneio fechado de MI.

Você pode se inscrever em um ou vários optando por COMBOS e obtendo desconto.

Não percam!!

Maiores detalhes: Folder do Internacional Duchamp in Rio

Site do evento: https://www.duchampinrio.com/


#NovaFEXERJ

1ª Copa CAARJ de Xadrez

No dia 18 de novembro acontecerá a 1ª Copa CAARJ de Xadrez, patrocinada pela Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro – CAARJ e realizada pela empresa JCM Braga Eventos.

Este evento passará a ser disputado anualmente a partir de 2017. Nesta primeira edição contará com o apoio da FEXERJ na pessoa do seu Vice-Presidente Técnico, Ednilson Monteiro Rosas.

Teremos também a presença confirmada do presidente da FEXERJ, Luiz Antonio Bardaro Manzi, como jogador.

Além do torneio de xadrez, haverá uma Oficina de Xadrez com o MF Luiz de Vasconcellos Rodrigues Loureiro (e-mail: lvrlx@uol.com.br), e uma sala de carteado (buraco) para os familiares dos advogados participantes, lembrando que a participação no torneio é restrita a advogados.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente através do site Sympla: https://www.sympla.com.br/1-copa-caarj-de-xadrez-2017__163128

Atenção: As inscrições são gratuitas, mas os participantes deverão trazer no dia do torneio 2Kg de alimentos não perecíveis.

Clique para consultar o regulamento do torneio e a programação:

Folder do torneio Link para o Chess-Results do torneio

#NovaFEXERJ


Hit Counter provided by Skylight