Category: Noticias

Campeonato Carioca Absoluto 2017

Neste fim de semana (07 a 08 de Outubro), o Tijuca Tênis Clube foi sede do Campeonato Carioca Absoluto de 2017.

Disputado em seis rodadas, sob o novo controle de tempo (45 minutos para cada jogador, com bônus de 15 segundos por lance), o torneio permaneceu indefinido até a última rodada. Os três primeiros colocados concluíram o torneio com o mesmo número de pontos: 5,0 em 6,0 possíveis.

O Mestre Internacional Eduardo Thelio da Silva Limp, do CXRJ, sagrou-se campeão do torneio, fazendo dobradinha com o seu colega de clube, o MF Daniel Rangel. Com a performance, o CXRJ disparou na corrida pela Taça Eficiência.

O torneio contou também com a participação do jogador Fernando Ventura de Oliveira, da AFLUX, que conquistou o 3º lugar, em acirrada disputa com os dois primeiros colocados. Essa conquista marca o retorno do jogador às competições oficiais da FEXERJ e ao quadro de filiados. Parabéns à AFLUX pela nova aquisição.

Além dos três primeiros colocados, conquistaram as medalhas de Melhor Feminino, a jogadora Virginia Lagrange Moutinho dos Reis, do FFC; de Melhor Veterano, o MF Ricardo da Silva Teixeira, do TTC; de Melhor Sub-16, o jogador Ian Telek Cavalcanti de Albuquerque, da ALEX; de Melhor Classe C, o jogador Victor de Noronha Mesquita, do TTC; e de Melhor Classe B, o jogador Jorge Gimenez Constant, do FFC.

Vinte e um jogadores conseguiram obter o índice classificatório para o Estadual Absoluto de 2017. A tabela de classificação do torneio pode ser consultada no Chess-Results: http://chess-results.com/tnr305625.aspx?lan=10&art=1&turdet=YES&flag=30&wi=984. Parabéns a todos os que conseguiram se classificar.

Agradecimentos ao Tijuca Tênis Clube pelo apoio, à equipe de arbitragem que desempenhou seu trabalho com bastante eficiência, e ao diretor da prova pela atuação na solução dos poucos problemas pontuais que ocorreram.

Fotos do evento: https://drive.google.com/drive/folders/0B_kTf5mBL-wlSzRKaHJtVDR4alU?usp=sharing

#NovaFEXERJ

Vem aí os Campeonatos Carioca Absoluto 2017 e do Interior Absoluto 2017

Amigos enxadristas,

Vem aí os Campeonatos Carioca Absoluto 2017 e do Interior Absoluto 2017, ambos classificatórios para o Estadual Absoluto.

Os folders e os regulamentos já encontram-se disponíveis no site da FEXERJ. Leia atentamente o item “Participação”, no Regulamento completo, para saber se você está classificado ou não para o torneio.


CAMPEONATO CARIOCA ABSOLUTO 2017

Data: 07 e 08 de outubro, no Salão de Xadrez do Tijuca Tênis Clube.

Folder do torneio Sympla Regulamento completo

Link para o Chess-Results do torneio: http://www.chess-results.com/tnr305625.aspx?lan=10

Obs.: O Campeonato Carioca Absoluto 2017 será precedido, na parte da manhã pela 6ª Etapa do Circuito Relâmpago Tijucano 2017, que irá iniciar, excepcionalmente, às 10h. Maiores informações em: https://www.facebook.com/ricardo.steixeira


CAMPEONATO DO INTERIOR ABSOLUTO 2017

Data: 28 e 29 de outubro, no Clube Português de Niterói, onde se localiza o Núcleo de Xadrez Niterói (NXN).

Folder do torneio Sympla Regulamento completo

Link para o Chess-Results do torneio: http://www.chess-results.com/tnr308549.aspx?lan=10


Verifique se você está classificado: Lista de Classificados para o Carioca e Interior Absolutos – 2017

Obs.: Os campeões das categorias Sub08, Sub10, Sub12 e Sub14, masculino e feminino, não federados, não foram incluídos na lista de habilitados. No entanto, poderão jogar, desde que se filiem à FEXERJ até o último dia de inscrição do torneio pretendido.

Consulte a lista de campeões por idade em: http://www.fexerj.org.br/torneio/realizados/realizados-2017/estadual-de-menores-sub-8-a-sub-14/resultados/.


#NovaFEXERJ

Aberto de Xadrez de Belford Roxo

A Prefeitura Municipal de Belford Roxo está promovendo, com apoio da FEXERJ (*), nos dias 18 e 19/11/2017, o Aberto de Xadrez de Belford Roxo, com premiação total de R$5.000,00, dividida por categorias.

O torneio será realizado na Casa da Cultura de Belford Roxo (Av. Bob Kennedy, s/n, Nova Piam – Belford Roxo/RJ, ao lado da Vila Olímpica) e será disputado em 6 partidas com ritmo de jogo de 1h para cada jogador.

Para maiores informações, entre em contato com João Luiz Souto de Oliveira (joao.dreventos@hotmail.com)

Folder do torneio Inscrições via Sympla Chess-Results do torneio

(*) A FEXERJ está apoiando essa iniciativa com a divulgação no site e o empréstimo de tabuleiros para a realização do evento.
Patrocínio: Tortas FashionFacebook / Site


#NovaFEXERJ

1ª Copa CAARJ de Xadrez

No dia 18 de novembro acontecerá a 1ª Copa CAARJ de Xadrez, patrocinada pela Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro – CAARJ e realizada pela empresa JCM Braga Eventos.

Este evento passará a ser disputado anualmente a partir de 2017. Nesta primeira edição contará com o apoio da FEXERJ na pessoa do seu Vice-Presidente Técnico, Ednilson Monteiro Rosas.

Teremos também a presença confirmada do presidente da FEXERJ, Luiz Antonio Bardaro Manzi, como jogador.

Além do torneio de xadrez, haverá uma Oficina de Xadrez com o MF Luiz de Vasconcellos Rodrigues Loureiro (e-mail: lvrlx@uol.com.br), e uma sala de carteado (buraco) para os familiares dos advogados participantes, lembrando que a participação no torneio é restrita a advogados.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente através do site Sympla: https://www.sympla.com.br/1-copa-caarj-de-xadrez-2017__163128

Atenção: As inscrições são gratuitas, mas os participantes deverão trazer no dia do torneio 2Kg de alimentos não perecíveis.

Clique para consultar o regulamento do torneio e a programação:

Folder do torneio Link para o Chess-Results do torneio

#NovaFEXERJ

Aberto AXC Rápido

A Academia de Xadrez de Campos está promovendo, no dia 21/10/2017, o Aberto AXC de Xadrez Rápido, para enxadristas a partir de 05 anos de idade e de todas as cidades!

O torneio será realizado no Shopping Avenida 28 (Avenida 28 de Março, 574 – Centro – Campos dos Goytacazes/RJ – telefone: (22) 2725-2828) e contará com uma excelente premiação fornecida pelas lojas! Coisa fina!

O torneio será disputado em 6 partidas de 20 minutos para cada jogador. Confiram!

Regulamento e inscrição em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScSvXpeHcBFk26D-nnI7W-MG4qPevtcUXXK4wrymRtGCoBD6A/viewform


#NovaFEXERJ

Festival Internacional DuChamp In Rio

Festival no Rio de Janeiro em Novembro com R$ 30.000,00 em prêmios.

Será Realizado dos dias 11 a 18 de Novembro de 2017 nos salões do Hotel 4 estrelas South American Copacabana Hotel Rua Francisco Sá,90 – Copacabana – Rio de Janeiro RJ o Festival Duchamp in Rio realizados em parceria pela Organização Duchamp Internacional e a empresa Stiu Projects com apoio da CBX, CXG, FEXERJ, FIDE America e FIDE.

O Festival está composto de 8 eventos !! : Open Internacional (Grupo Master) com possibilidades de norma de MI e GM , Aberto IRT U2200, I Aberto IRT U1800, Campeonato Brasileiro de Xadrez Rápido (Indicará o representante no Mundial da Categoria) , Campeonato Brasileiro de Xadrez Blitz (Indicará o representante no Mundial da Categoria),Simultanea de GM, Palestra de GM e Torneio fechado de MI.

Você pode se inscrever em um ou vários optando por COMBOS e obtendo desconto.

Não percam!!

Maiores detalhes: Folder do Internacional DuChamp in Rio

Site do evento: https://www.duchampinrio.com/


#NovaFEXERJ

Interclubes 2017

O 42º Campeonato Estadual Interclubes terminou no domingo, 10 de setembro de 2017, deixando o sentimento de dever cumprido. Foram 271 atletas inscritos, distribuídos em 51 equipes de 14 clubes, fazendo o nosso esporte brilhar (clique para ver as estatísticas).

Alguns pontos importantes devem ser destacados:

  • O grande trabalho da Academia de Xadrez Campos que enviou 6 equipes, sendo 3 para a Classe C (sendo a AXC-1, a vice-campeã), 2 equipes para a Classe B (fazendo uma dobradinha, com a AXC-2 como campeã e a AXC-1, como vice) e 1 equipe para a Classe A (10º lugar). Organizados e empenhados na busca dos resultados, eles também conseguiram o 3º lugar no ranking geral do Campeonato. Quatro troféus ao todo!!!
  • Observamos também o grande número de crianças trazido pelo Fluminense Football Club na Classe C: duas equipes onde as crianças foram as protagonistas – a FFC-3, composta exclusivamente por meninas; e a FFC-4, na qual meninos e meninas jogavam juntos. É muito importante que os clubes se esforcem para realizar trabalhos tão belos quanto esse e que, principalmente, trabalhem o xadrez feminino com o carinho devido. Que essa base traga muitos títulos para nosso Estado!

Gostaríamos de parabenizar as equipes campeãs: TTC-1 (Classe C), AXC-2 (Classe B) e FFC-1 (Classe A). Que o trabalho de vocês continuem e que as demais equipes venham com força para a próxima disputa do ano que vem!

O resultado geral do torneio terminou da seguinte forma: 3º lugar para Academia de Xadrez Campos (AXC), 2º lugar para o Núcleo de Xadrez Niterói (NXN) – perdendo apenas no desempate – e o 1º lugar para o Tijuca Tênis Clube (TTC). Parabéns ao TTC que se tornou eneacampeão do Interclubes FEXERJ!

Agradecimentos também à equipe de arbitragem composta pelo AI Marcelo Einhorn, AF Rafael Rafic Roncoli Jerdy, AA William Wancler de Vasconcelos e AD Bruno Garcia Perez. É importante ressaltar o trabalho importante que o quarteto de arbitragem realizou antes, durante e após o evento. Eles contaram ainda com a grandiosa ajuda dos jogadores Fernando Ventura de Oliveira e AD Pedro Malheiros Faraco. Sem a capacidade técnica deles, a realização do evento seria inviável.

Por fim, temos que agradecer aos mais de 200 jogadores que acreditaram na nossa equipe e que abrilhantaram o torneio com alegria e vontade de vencer. Parabéns a todos os clubes, dirigentes, atletas e demais responsáveis por todo o esforço e dedicação.

Agora o calendário se volta para o Campeonato Carioca e o Campeonato do Interior. Ano que vem tem mais Interclubes!


Para maiores informações, consultem o site Chess Results (links abaixo):

Fotos do evento: https://drive.google.com/drive/folders/0B_kTf5mBL-wleWtmTDZHTy1pOGM


Resultado geral

Colocação Clube A B C Total
1 TTC 5 6 1 12
2 NXN 3 3 6 12
3 AXC 10 1 2 13
4 CMUN 7 4 3 14
5 FFC 1 11 10 22
6 AFLUX 11 15 4 30
7 JTC 9 12 9 30
8 ALEX 8 7 16 31
Observações:
Para disputar o Troféu Interclubes Geral, é requerido que o clube coloque, no mínimo, uma equipe em cada classe. Neste Interclubes, apenas oito clubes enquadraram-se nesse critério. Além disso, pelo menos uma equipe de cada classe deve concluir o torneio, sem que haja dispensa ou exclusão durante o mesmo (Art. 23 do RGCO).
Os pontos obtidos em cada classe (A, B e C) são atribuídos de acordo com a colocação (1ª colocação = 1 ponto; 2ª colocação = 2 pontos; e assim sucessivamente). Se um clube colocar duas ou mais equipes em uma classe, serão atribuidos os pontos de acordo com a colocação da equipe do clube que obtiver o melhor desempenho.
A colocação final é definida pela menor soma dos três coeficientes (Coluna Total).
Em caso de empate, prevalece sequencialmente a melhor colocação absoluta obtida, em qualquer classe. Assim, o desempate entre o primeiro e o segundo lugar se deu em virtude da vitória do TTC na Classe C (1 ponto), e o desempate entre o sexto e o sétimo lugares se deu em virtude da 4ª posição da AFLUX na Classe C (4 pontos).

#NovaFEXERJ

MI Eduardo Limp é o campeão do Torneio Estadual de Mestres 2017


Da esquerda para a direita, MF Ricardo da Silva Teixeira, Luiz Antonio Bardaro Manzi, Presidente da FEXERJ, MF Wagner Peixoto Guimarães, MI Eduardo Thelio da Silva Limp, Rodrigo Medeiros Zacarias e MF Daniel Rangel.

Terminou, neste dia 07/09, o Estadual de Mestres da FEXERJ 2017, fechando o ciclo dos campeonatos individuais por categorias de rating. O árbitro do torneio foi o AA Matheus Corrêa Mussel Tavares do Prado.

O torneio foi bastante disputado, estando indefinido até a última rodada. Contou com a participação inicial de 24 inscritos, sendo que 18 jogadores concluíram o torneio. Registramos a presença de 10 jogadores titulados, sendo 2 MIs, 5 MFs e 3 MNs.

O vencedor foi o Mestre Internacional Eduardo Thelio da Silva Limp, do CXRJ, que alcançou a marca de 5.0 pontos em 6.0 possíveis. O vice-campeão foi Rodrigo Medeiros Zacarias, do FFC, também com 5.0 pontos, porém desempatado no confronto direto por ter perdido a segunda rodada para o MI Eduardo Limp.

O MF Wagner Peixoto Guimarães, do CXRJ, 3º colocado no torneio, foi sorteado antes do início da primeira rodada, e recebeu o livro “What it Takes to Become a Grandmaster”, do GM Andrew Soltis. O livro “Grandmaster Preparation: Thinking Inside The Box”, do GM Jacob Aagaard foi sorteado antes do início da última rodada para o jogador Marcio de Lucca Cardoso, do CXTR.

Em quarto e quinto lugares ficaram, respectivamente, os MFs Daniel Rangel e Ricardo da Silva Teixeira.

Agradecimentos ao Tijuca Tênis Clube por mais uma vez ter proporcionado a infraestrutura necessária à realização do torneio, e ao Sr. Nelson Luiz de Lima Junior por ter emprestado os conjuntos de peças e relógios para utilização durante as rodadas. Agradecimentos também ao árbitro e à diretora do torneio, Karina Abrahim, que cuidou da organização.

No fim de semana (09 a 10/09/2017), o Tijuca Tênis Clube sediará também o 42º Campeonato Estadual Interclubes 2017 Standard por Classes.

Veja a classificação completa do Estadual de Mestres no Chess-Results: http://chess-results.com/tnr298682.aspx?lan=10&art=1&rd=6&turdet=YES&flag=30&wi=984

#NovaFEXERJ

Regional de Nova Iguaçu e Circuito CCA!

 

Nos dias 26 e 27 de agosto de 2017, teremos dois torneios importantes na Associação Médica de Nova Iguaçu:

  • pela manhã (dia 26/08):  a terceira etapa do Circuito Carlos Cesar Amorim, organizado pelo Vice-Presidente de Xadrez Escolar da FEXERJ, o MF Wagner Peixoto Guimarães;
  • à tarde (26/08) e manhã/tarde (27/08): Regional de Nova Iguaçu, organizado pela AFLUX – Associação Fluminense de Xadrez, entidade filiada à FEXERJ.

Venham participar desta grande festa!

Para maiores informações sobre o Circuito CCA, acesse o link: http://circuitocca.blogspot.com.br/

Para maiores informações sobre o Regional de Nova Iguaçu, clique na imagem abaixo:

FolderNovaIguacu

Link para o Chess-Results do Regional de Nova Iguaçu: http://chess-results.com/tnr298490.aspx?lan=10


#NovaFEXERJ

Regional de Petrópolis

Dando continuidade a movimentação do nosso calendário, a Nova FEXERJ em parceria com o Clube de Xadrez de Petrópolis realizará nos dias 19 e 20 de Agosto o Regional de Petrópolis, com R$ 3.000 (três mil reais) em prêmios.

Maiores informações através do folder abaixo:

Link para o Chess-Results do torneio: http://chess-results.com/tnr297367.aspx?lan=10


#NovaFEXERJ


Hit Counter provided by Skylight