Category: informe

Nova Lista de Rating – Database: 16/02/2018

4333012-53282-graphic-vector-diagram-with-red-arrow-going-up

Amigos enxadristras,

A lista de rating dos enxadristas filiados à FEXERJ foi atualizada com a database de 16/02/2018.

Acessem http://www.fexerj.org.br/rating/

  • Lista de Rating Alfabética Geral por Enxadristas: Clique aqui.
  • Lista de Rating por Clubes e Enxadristas: Clique aqui.

#NovaFEXERJ

Campeonato Popular I – 2018

Amigos enxadristas,

Vem aí o I Campeonato Popular da FEXERJ no ano de 2018, abrindo o calendário e convidando a todos os enxadristas, federados e não federados a participar.

O regulamento já encontra-se disponível no site da FEXERJ. A inscrição deverá ser realizada através da Plataforma Sympla.


CAMPEONATO POPULAR I – 2018

Data: 24 e 25 de fevereiro, na ASA – Associação Scholem Aleichem (R. São Clemente, 155 – Botafogo – Rio de Janeiro/RJ).

Folder do torneio Sympla Regulamento completo

#NovaFEXERJ

14º International Solving Contest (ISC) no CXG

TODO O MUNDO RESOLVENDO OS MESMOS PROBLEMAS!
14º International Solving Contest (ISC) – domingo, dia 28/01/2018
Clube de Xadrez Guanabara – Rio de Janeiro

A União Brasileira de Problemistas (UBP) convida os interessados em soluções de problemas de xadrez e aficionados de xadrez em geral a participarem, no dia 28 de janeiro próximo, do 14º International Solving Contest (ISC), a competição anual que congrega solucionistas de todo o mundo, realizada simultaneamente em dezenas de países. A seção brasileira será sediada no Clube de Xadrez Guanabara, à Avenida Churchil nº 109, sobreloja – Centro – Rio de Janeiro – RJ. O certame terá início às 8 horas da manhã em ponto (horário de Brasília), equivalente a 10 horas GMT.

Haverá três categorias: a competição da primeira categoria é para solucionistas experientes, válida para obter pontos no rating internacional computado pela Federação Mundial  de Composições Enxadrísticas (WFCC). A segunda categoria é composta de solucionistas iniciantes ou mais fracos; solucionistas detentores de rating superior a 1700 não podem participar dessa categoria. Por fim, a terceira categoria é restrita a jovens nascidos após 31.12.2004.

A competição da primeira categoria terá duas rodadas com seis problemas cada, isto é, em cada rodada os solucionistas deverão resolver um problema de mate direto em dois lances (#2), um de mate direto em três (#3), um de mate direto em quatro ou mais lances (#n), um
estudo ou final artístico (EG), um problema de mate ajudado (h#) e um de mate inverso (s#).

A competição da segunda categoria consistirá em duas rodadas com seis problemas cada, isto é, em cada rodada haverá dois #2, um #3, um #n, um estudo (EG), e um h# numa rodada, um s# na outra.

Já a competição da categoria juvenil consistirá em uma só rodada com seis problemas ortodoxos (isto é, não haverá h# e s#), sendo quatro #2, um #3 e um EG.

Para cada rodada, o tempo de solução será de duas horas.

O árbitro (controlador local) da seção Brasil será o problemista, Mestre FIDE de Composições Enxadrísticas, Ricardo Vieira, que receberá as inscrições (gratuitas) até o meio-dia da sexta-feira, dia 26 de janeiro, pelo e-mail ricmatvieira@hotmail.com. É importante inscrever-se a tempo, para que o árbitro possa imprimir a quantidade de folhas necessária.

Para “aquecimento”, apresentamos o seguinte difícil problema de mate direto em três lances, proposto aos participantes do Campeonato Polonês de 2017. Se você não lograr resolvê-lo no tempo médio das competições internacionais (20 minutos, em se tratando de #3), não fique desestimulado. Vários grandes mestres não o conseguiram! Mas você tem uma chance se raciocinar como jogador prático, não como problemista: procure começar com um lance “natural”, “estético” ou não!


As brancas jogam e dão mate em três lances.

I Etapa Tufão da AFLUX

Amigos enxadristas,

No dia 28 de janeiro, a AFLUX realizará a 1ª Etapa Tufão de Xadrez. O torneio será realizado na Igreja de Agostinho Porto, à R. Cândido Maia, 133 – Agostinho Porto – São João de Meriti/RJ.

Para se inscrever, entre em contato com os organizadores:
Célio Antunes: (21) 99888-7393
Iago Henrique: (21) 96612-6226

Folder do torneio

Mapa da região

 

Link para o Chess-Results: http://www.chess-results.com/tnr328514.aspx?lan=10&art=1&wi=821

Circuito de Verão AXC

Amigos enxadristas,

O Circuito de Verão AXC ocorrerá nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2018, com 3 etapas em cada estilo, onde as etapas de Blitz serão sempre no 2º sábado, as de Xadrez Rápido no 3º sábado e o de Xadrez Clássico sempre no 4º sábado e domingo destes meses.

As inscrições podem ser feitas na sede da AXC ou por depósito bancário + email, conforme regulamento.

As etapas de Xadrez Clássico valerão Rating FEXERJ.

Maiores informações pelo telefone e WhatsApp: (22) 99842-4250.

Folder do torneio (xadrez clássico)

Local do evento

Vem aí o Festival de IRTs da ALEX em 2018

Amigos enxadristas,

Entre os dias 05 a 14 de janeiro, a Associação Leopoldinense de Xadrez (ALEX) realizará o I Festival de IRTs, com 21 torneios de diversos tipos distribuídos entre esses dez dias.

Para se inscrever, consulte o regulamento específico de cada torneio:

01 ITT do Rio de Janeiro 2018 Regulamento Chess-Results
02 Grand Prix 2100 Regulamento Chess-Results
03 Grand Prix 1900 Regulamento Chess-Results
04 Grand Prix 1600 Regulamento Chess-Results
05 Super 30 Rápido FIDE 2018 Regulamento Chess-Results
06 Super 10 Blitz FIDE 2018 Regulamento Chess-Results
07 Open Clássico ALEX 2018 Regulamento Chess-Results
08 Rápido Duplas
Regulamento Chess-Results
09 Taça Caçulinha 2018 Regulamento Chess-Results
10 Torneio Carioca de Xadrez Rápido Feminino Regulamento Chess-Results
11 Copa Armageddon Regulamento Chess-Results
12 Circuito Ping Todo Dia (9 etapas e final) Regulamento Chess-Results

Maiores informações, consulte: http://www.alex.org.br/2018/01/i-festival-de-irts-da-alex-abre-2018-participem/

E-mails de contato:
Alberto Pinheiro Mascarenhas amasca@globo.com
Job Rodrigues Teixeira Jr. jobrodrigues@terra.com.br

Programação completa do Festival

1º Fórum de Xadrez Educacional

FEXERJ

1º FÓRUM DE XADREZ EDUCACIONAL

O xadrez nas escolas é muito importante para a formação de cidadãos, para o aumento de conhecimentos e para o apoio em diversas disciplinas.

A FEXERJ fará o 1º Fórum de Xadrez Escolar com o objetivo de discutir didática de professores e instrutores, campeonatos e circuitos escolares, aprendizagem e demais assuntos.

A participação é gratuita e muito importante! Separe a tarde do dia 15/12/2017 às 14hs para este encontro!

O Fórum será no Instituto Rogerio Steinberg – Rua Jardim Botânico, 116 (Bairro: Jardim Botânico, RJ)



Folder do evento Folder do evento
Site do Instituto Rogerio Steinberg Site do Instituto Rogerio Steinberg
Facebook do Instituto Rogerio Steinberg Página do Instituto Rogerio Steinberg no Facebook

Links de interesse para o xadrez escolar

Paolo Ghiu é o Campeão Estadual Absoluto 2017


Da esquerda para a direita, o Vice-Presidente Técnico da FEXERJ e diretor do torneio, Ednilson Monteiro Rosas; o vice-campeão, MF Ricardo da Silva Teixeira; o campeão, Paolo Ghiu Moraes Rego da Silva; o 3º colocado, MF Daniel Rangel; e Luiz Antonio Bardaro Manzi, Presidente da FEXERJ.

Neste sábado, dia 09/12/2017, terminou o Campeonato Estadual Absoluto de 2017, encerrando o calendário oficial de torneios da FEXERJ para o ano de 2017. Contando com a participação de 23 jogadores, sendo 9 titulados (1 MI, 4 MFs e 4 MNs), o campeão invicto, superando todos os favoritos e com uma excelente performance de 5.0 em 6.0 pontos possíveis, foi o jogador Paolo Ghiu Moraes Rego da Silva, do FFC. O vice-campeão foi o MF Ricardo da Silva Teixeira, do TTC, também com 5.0 pontos, porém desempatado no critério Buchholz. Em 3º lugar ficou o MF Daniel Rangel, do CXRJ, com 4.5 pontos.

O torneio foi realizado no Salão Azul da Universidade Santa Úrsula, cedido à FEXERJ por intermédio do Fluminense Football Club, que possui convênio com a Universidade para a prática de atividades culturais e esportivas. Trata-se de salão bem localizado, com ar condicionado, silencioso, e espaço para acomodar confortavelmente até 80 jogadores, se preciso, em eventos futuros. A FEXERJ também realizou testes com a transmissão ao vivo do primeiro tabuleiro via Internet, utilizando-se a plataforma FollowChess.

A FEXERJ agradece ao Fluminense Football Club e à Universidade Santa Úrsula pela cessão do espaço e da infraestrutura; ao diretor da prova e Vice-Presidente Técnico da FEXERJ, Ednilson Monteiro Rosas; ao árbitro AR Matheus Correa Mussel Tavares do Prado; ao Diretor de Xadrez do FFC, Rogerio Cerqueira Felix de Mello; ao Sr. Bruno Garcia Perez, pela cessão de equipamentos para transmissão ao vivo e cobertura fotográfica parcial do evento; aos jogadores que prestigiaram o torneio, e à toda a equipe de suporte que cuidou para que o torneio fosse um sucesso.

Veja aqui a classificação final do torneio:
http://chess-results.com/tnr316981.aspx?lan=10&art=1&rd=6&turdet=YES&flag=30&wi=984


Fotos do torneio: https://drive.google.com/drive/folders/1GGBXcQiDpQeGSzIkLemy8pmGMx_82Hcx?usp=sharing

Folder do torneio Regulamento completo

#NovaFEXERJ

Torneio CXPAR de Fim de Ano

Amigos enxadristas,

O Clube de Xadrez de Paraty – CXPAR convida a todos os jogadores a participar do Torneio CXPAR de Xadrez de Fim de Ano, a ser realizado no dia 09 de Dezembro de 2017, no Espaço Abada (R. Amauri dos Santos Pádua, 280 – Portão de Ferro 2, Paraty – RJ. Ao Lado do Colégio Plante).

Para maiores informações, acesse o site do CXPAR: http://cxpar.blogspot.com.br/2017/12/torneio-cxpar-de-xadrez-de-fim-de-ano.html. Venha participar!!

Folder do torneio

Torneio Feminino Sub-12 (ALEX)

Prezadas enxadristas,

A Associação Leopoldinense de Xadrez (ALEX) convida todas as jogadoras com idade até 12 anos (inclusive), a participar do Torneio Feminino Sub-12 de Xadrez, a ser realizado no próximo dia 09 de dezembro de 2017, com início às 10hs.

Para se inscrever, envie um e-mail ao diretor do torneio, o MF Alberto Pinheiro Mascarenhas (amasca@globo.com). Venha participar!!

Folder do torneio


Hit Counter provided by Skylight