Resultados e Fotos – Popular de Natal

popular_natal_2013

Depois de mais um fim de semana de fortes emoções no xadrez do RJ, desta vez com o Popular de Natal no Vasco, respiramos fundo e constatamos que o ano foi duro, mas que realizamos mais e melhor a prática de xadrez por aqui!

Agradeço a todos que de alguma forma colaboraram e que participaram de nossas atividades e conclamo mais união e ações de todos os enxadristas fluminenses para esse processo de melhoria continúa e expansão do xadrez fluminense!

Resenha do Popular de Natal:

Adotamos a fórmula de três torneios paralelos por classe e o resultado foi tão bom como o do Popular de Verão, com um grupo só competindo. A ideia é mantermos dessa forma, com cada Popular tendo seu modelo diferenciado e adeptos.

No grupo Classe A com 22 participantes, várias batalhas bem aguerridas, com xadrez bem competitivo e técnico, valorizando a conquista do JJ Carvalho (TTC) ! Há que se agradecer a participação do MI Luis Rodi que perdeu o 1o. lugar pelo confronto direto com JJ e destacar o bom desempenho de vários jovens talentos do RJ. Que sigam nesse crescimento !

No grupo B, o mais populoso com 39 participantes, a disputa foi intensa também, culminando com a vitória do Jonathan Bezerra (AABB-RIO) de forma isolada com 5 pontos.

No grupo C com 30 participantes, o vencedor, sr. Dante Leonardo Zoratto no desempate com Marcos santiago (CMUN) ambos com 5 pontos. Dante além de veterano, é o registro FEXERJ mais antigo em atividade! Ele ficou muito feliz pela conquista e fez uma dedicatória ao seu falecido pai, que transcrevo:
“Dedico a minha vitória ao meu pai Tulio Zoratto, falecido em 2001 e que em 1944 foi o primeiro campeão estadual da então recém fundada Federação Gaúcha de xadrez.” (DLZ)

Na outra ponta de idade, podemos citar o Pedro Pessoa Gomes, o Pedrinho do CMUN, que deveras me impressionou com o belo arremate em sua última partida, alcançando a expressiva 6a. colocação no Classe C (era o 17o. na ordem inicial) com 4 pontos. Tem algo em comum comigo e Kortchnoi… além dessa garra, somos aniversariantes na mesma data!

E outro fato inusitado, e que mostra que nosso trabalho vem motivando as pessoas a praticarem xadrez de forma mais frequente… A esposa do MF Jorge Medeiros, a Juliana Teles Martins só liberou que ele participasse do torneio se ele atendesse uma condição… Que a inscrevesse também !!

Poderia seguir com mais detalhes, mas termino esta resenha com o fato de recebermos diversos não federados, algo tímidos a princípio, mas logo se enturmando nessa magia que é participar de um bom torneio de xadrez! E agradecer a parceria do Vasco, na acolhida de mais este evento da FEXERJ !

Por fim, agradeço sinceramente a todos os apoiadores e árbitros Marcelo Einhorn e Selmo Bastos e aos 91 lutadores que curtiram este popular de Natal! Sem eles nada seria real. Valeu cada esforço nosso em prol deste evento!

Ano que vem tem mais!!

Alberto Mascarenhas
Presidente da FEXERJ

Ver as fotos do evento no link abaixo, num ambiente bem colorido e apropriado ao final do calendário competitivo de 2013!:

https://plus.google.com/photos/105390823209870829551/albums/5959992634533187201?authkey=CM3Dm5vzkZns0wE

Todos os detalhes e resultados de cada grupo podem ser vistos nos links abaixo:

Classe A => http://www.chess-results.com/tnr119230.aspx?lan=10

Classe B => http://www.chess-results.com/tnr119231.aspx?lan=10

Classe C => http://www.chess-results.com/tnr119232.aspx?lan=10

Próximos passos importantes:

1 – Reunião de clubes no Tijuca Tênis Clube dia 11 de janeiro para debate sobre a minuta de calendário 2014 e minuta do novo estatuto.

2 – AGO e AGE na ALEX no dia 1 de fevereiro para debate e votação de de vários temas relevantes. As convocatíros serão enviadas ensta 2a. feira aso clubes e serão publicadas em nosso site para amplo conhecimento de todos.

3 – E desde já reservem a noite de 17 de janeiro… para o nosso jantar de adesão, onde celebraremos o xadrez fluminense, o melhor clube do ano e o atleta destaque do ano, além da tradicional camiseta fexerj no pacote (não será a mesma do último jantar). Deveremos publicar mais detalhes nos próximos dias!

Que 2014 venha para todos com muitas realizações, saúde e alegrias, e também força espiritual para enfrentarmos os naturais desafios que se apresentarem.

 


Hit Counter provided by Skylight